Entrando em casa de passarinhos
Impasses ético-metodológicos em pesquisas com crianças institucionalizadas
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2447-9837.2021.n13.59900Resumen
O mote desta pesquisa foi a experiência com a infância vivenciada em uma instituição de acolhimento na cidade
de Imperatriz: a Casa da Criança. Neste artigo, refletimos sobre os impasses ético-metodológicos das pesquisas com crianças em situações de acolhimento. Avaliamos técnicas e instrumentos tradicionalmente usados no empreendimento etnográfico em suas limitações éticas. Neste percurso de realização da pesquisa, destacamos algumas ações a serem analisadas, como a elaboração de requerimento direcionado ao juízo da Vara da Infância e Juventude da comarca de Imperatriz; a autorização do magistrado mediante cláusula de sigilo da identidade das crianças; a assinatura da pesquisadora concordando com os termos estipulados, dentre eles, a preservação dos nomes, rostos – em desenhos e fotografias – e histórias de vida das crianças. Este artigo lançará luz sobre o impasse entre o reconhecimento das crianças como importantes sujeitos da pesquisa, sua participação nos textos etnográficos e o anonimato dessas mesmas crianças em situações de acolhimento.
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