Entrando em casa de passarinhos

Impasses ético-metodológicos em pesquisas com crianças institucionalizadas

Autores

  • Jéssica de Sousa Lima Universidade Federal do Maranhão - Programa de Pós-Graduação em Sociologia.
  • Emilene Leite de Sousa Universidade Federal do Maranhão - Docente no Programa de Pós-Graduação em Sociologia

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2447-9837.2021.n13.59900

Resumo

O mote desta pesquisa foi a experiência com a infância vivenciada em uma instituição de acolhimento na cidade
de Imperatriz: a Casa da Criança. Neste artigo, refletimos sobre os impasses ético-metodológicos das pesquisas com crianças em situações de acolhimento. Avaliamos técnicas e instrumentos tradicionalmente usados no empreendimento etnográfico em suas limitações éticas. Neste percurso de realização da pesquisa, destacamos algumas ações a serem analisadas, como a elaboração de requerimento direcionado ao juízo da Vara da Infância e Juventude da comarca de Imperatriz; a autorização do magistrado mediante cláusula de sigilo da identidade das crianças; a assinatura da pesquisadora concordando com os termos estipulados, dentre eles, a preservação dos nomes, rostos – em desenhos e fotografias – e histórias de vida das crianças. Este artigo lançará luz sobre o impasse entre o reconhecimento das crianças como importantes sujeitos da pesquisa, sua participação nos textos etnográficos e o anonimato dessas mesmas crianças em situações de acolhimento.

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Publicado

2022-07-04

Edição

Seção

Dossiê Questões ético-metodológicas na pesquisa com crianças