No cortejo das crianças

o balanço metodológico guiado e aprendido na/com a prática

Autores

  • Karla Jeniffer Rodrigues de Mendonça UFPB

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2447-9837.2021.n13.59487

Resumo

Este trabalho reflete o caminho metodológico guiado e (des)construído com/pelas crianças no processo de pesquisa engajado na Escola Viva Olho do Tempo, na área rural da cidade de João Pessoa (PB). A pesquisa realizada no mestrado em Sociologia (2018) teve como objetivo retratar os processos de aprendizagens das crianças na prática com o batuque(percussão) no grupo Tambores do Tempo, regido por um educador. Compartilho neste texto o cortejo nascido dos movimentos do batuque que as crianças produziam com seus instrumentos e em outras experiências; tal cortejo guiou a metodologia da pesquisa, baseada em uma observação participante vulnerável e enlaçada aos movimentos dos seus convites, expectativas e estranhamentos. Nesse compasso, discuto que, com as crianças e nos caminhos de se conhecerem e compreenderem suas narrativas performáticas, pode-se entoar uma inversão de poder da maneira como se planeja e se encaminha a investigação, investindo nas possibilidades éticas de uma relação coletiva, harmônica e democrática.

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Biografia do Autor

Karla Jeniffer Rodrigues de Mendonça, UFPB

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2003), especialização em Educação Especial (2004). Mestra em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (2018). Doutoranda em Sociologia pela Universidade da Paraíba. Participa do grupo de pesquisas Crianças, Sociedade e Cultura (CRIAS) da UFPB. Atualmente é professora da Prefeitura Municipal de João Pessoa. Membro da Ong Maré Produções artísticas e culturais. Atua no contexto Educacional, com ênfase em alfabetização nas séries iniciais do ensino fundamental e contação de histórias neste espaço.

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Publicado

2022-07-04

Edição

Seção

Dossiê Questões ético-metodológicas na pesquisa com crianças