No cortejo das crianças
o balanço metodológico guiado e aprendido na/com a prática
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2447-9837.2021.n13.59487Resumo
Este trabalho reflete o caminho metodológico guiado e (des)construído com/pelas crianças no processo de pesquisa engajado na Escola Viva Olho do Tempo, na área rural da cidade de João Pessoa (PB). A pesquisa realizada no mestrado em Sociologia (2018) teve como objetivo retratar os processos de aprendizagens das crianças na prática com o batuque(percussão) no grupo Tambores do Tempo, regido por um educador. Compartilho neste texto o cortejo nascido dos movimentos do batuque que as crianças produziam com seus instrumentos e em outras experiências; tal cortejo guiou a metodologia da pesquisa, baseada em uma observação participante vulnerável e enlaçada aos movimentos dos seus convites, expectativas e estranhamentos. Nesse compasso, discuto que, com as crianças e nos caminhos de se conhecerem e compreenderem suas narrativas performáticas, pode-se entoar uma inversão de poder da maneira como se planeja e se encaminha a investigação, investindo nas possibilidades éticas de uma relação coletiva, harmônica e democrática.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).