Curadoria digital como parte da formação do bibliotecário: Identificando competências em perfis curriculares

Arabelly Ascoli de Lima, Marcos Galindo de Lima

Resumo


Este artigo objetiva identificar se está presente e como é feita a formação de competências para atuação em Curadoria Digital nas matrizes curriculares dos cursos de Biblioteconomia. Esta é uma pesquisa exploratória e qualitativa que tem como objeto de estudo os projetos pedagógicos dos cursos de Biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Conclui que a Curadoria Digital não é abordada nos cursos analisados de forma direta, entretanto as ementas dos componentes curriculares apresentam indícios de que a formação de competências para atuação em Curadoria Digital acontece distribuída ao longo das disciplinas. Ressalta-se, porém, a necessidade de que os docentes relacionem as disciplinas com os processos de Curadoria Digital, de forma que o discente possa compreender o processo com o um todo. Também, ressalta-se a necessidade de que os docentes envolvidos busquem atualizações por meio de aprendizagem ao longo da vida, uma vez que o universo digital é dinâmico e novos formatos e tecnologias surgem a todo instante. Deixa-se a indicação, como trabalho futuro, que essa pesquisa seja expandida para as instituições de todo o Brasil.


Palavras-chave


Curadoria Digital; graduação em Biblioteconomia; formação do bibliotecário

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DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-6186.2019v6n2.46176

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