Difusão em arquivos paraibanos e ações educativo-culturais
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-6186.2023v11nEspecial.68075Palabras clave:
Ações educativas, Difusão em arquivos, Arquivos da ParaíbaResumen
Esta pesquisa objetiva conhecer as ações educativo-culturais em arquivos públicos ou privados na Paraíba, especialmente em João Pessoa e Campina Grande com o intuito de reafirmar a primordial função dos arquivos de preservar e disponibilizar documentos valiosos, garantindo acesso à memória e história da sociedade. Este estudo adotou uma abordagem interpretativista, coletando dados quanti-qualitativos por meio de entrevistas semiestruturadas e análises exploratórias e descritivas. Foi realizado um levantamento das ações educativo-culturais existentes nos arquivos do Estado da Paraíba através dos seus respectivos websites institucionais e de um formulário via e-mail, visando identificar atividades educativas realizadas por arquivos em João Pessoa e Campina Grande, ressaltando a relevância da difusão cultural e educacional por meio de documentos arquivísticos. Entretanto, os desafios como a falta de estrutura e profissionais capacitados persistem, evidenciando que, apesar de estarmos imersos na era tecnológica com acesso instantâneo a uma vasta quantidade de informação, ainda enfrentamos uma lacuna na efetiva disseminação dos acervos arquivísticos. Os dados revelam que 35% dos arquivos paraibanos possuem ações educativo-culturais. Conclui-se com a recomendação de implementação de ações educativas que aproveitem as vantagens da tecnologia atual, como o uso de plataformas online, redes sociais e aplicativos móveis para captação de público, essas ações não devem acontecer de maneira isolada, consequentemente, devem ser estruturadas de forma que sejam executadas não apenas esporadicamente, mas obedecendo um cronograma pré-estabelecido.
Descargas
Citas
BARBOSA, A. C. O; SILVA, H. R. K. Difusão em Arquivos: definição, políticas e implementação de projetos no Arquivo Público do Estado de São Paulo. Revista Acervo, v. 25, p. 45, 2012.
BELLOTTO, Heloisa Liberalli. Arquivos permanentes: tratamento documental. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2007.
BRANDÃO, Leila dos Santos; SANTOS, Eliete Correia dos. Ações educativo-culturais em arquivos lusófonos: uma proposta teórico-metodológica à Comunidade de países de língua portuguesa (CPLP). In: MENDONÇA JUNIOR, F. J. B; MENESES, C. H. S. G.; Leite, A. F. [Org]. Rede de Saberes: vol. 3. Campina Grande: EDUEPB, 2022. p. 357-386.
BRASIL. Conselho Nacional de Arquivos. Consulta as entidades custodiadoras de acervos arquivísticos cadastradas. Disponível em: https://www.gov.br/conarq/pt-br/servicos-1/consulta-as-entidades-custodiadoras-de-acervos-arquivisticos-cadastradas. Acesso em: 13 abr. 2023.
BRASIL. Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991. Dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8159.htm. Acesso em: 05 abr. 2023.
CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. Definição de arquivos. 2012. Disponível em: https://www.ica.org/pt/definicao-de-arquivos. Acesso em: 05 abr. 2023.
Projeto de Leitura: Deixa o livro te levar de Escola de Ingá no MAAC. Fundação Furne, 2023. Disponível em: http://www.fundacaofurne.org.br/index.php/menu-noticias-2/268-projeto-de-leitura-deixa-o-livro-te-levar-de-escola-de-inga-no-maac. Acesso em: 12 abr. 2023.
MORVILLE, Peter; ROSENFELD, Louis. Information architecture for the world wide web. 3. ed. Sebastopol: O’Reilly Media Inc., 2006.
PESSOA, K. da S. Ações educativo-culturais em arquivos públicos: uma proposta de website para os estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). 2022. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2022.
RODRIGUES, Fernanda da Silva ; GOMES, Priscila Ribeiro . Arquivologia e educação. P2P & INOVAÇÃO, v. 7, p. 63-87.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à Archeion Online, o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons, permitindo o compartilhamento sem fins lucrativos de sua obra pelo seu uso/citação de modo referenciado (com reconhecimento da autoria e publicação nesta revista).