O feminismo nas páginas da Revista Adventista: marcas dos valores religiosos nos discursos normativos sobre o papel das mulheres

Autores

  • Kevin Kossar Furtado Universidade Federal do Paraná (UFPR) https://orcid.org/0000-0002-1479-4425
  • Karina Janz Woitowicz Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Palavras-chave:

Jornalismo, Gênero, Feminismo, Análise de conteúdo, Revista Adventista

Resumo

O presente trabalho apresenta como a Revista Adventista, periódico de perfil teológico-doutrinário-jornalístico oficial da Igreja Adventista do Sétimo Dia no Brasil, tratou o feminismo ao longo de sua história. A pesquisa de fontes foi realizada no acervo digitalizado da revista disponível na internet. Foram encontradas 12 edições em que o termo feminismo foi mencionado; seis foram analisadas em profundidade. O exame dos materiais selecionados foi realizado por meio de uma adaptação das técnicas de análise de conteúdo, organizada em pré-análise, exploração do material e interpretação. Os textos da Revista Adventista de autoria masculina que fizeram menção ao feminismo são mais críticos. Uma abordagem mais positiva nas menções ao feminismo está presente nos textos de autoras mulheres. Os resultados demonstram a permanência de valores tradicionais em relação às mulheres e ao seu papel na família e na sociedade, em contraste com os ideais feministas de autonomia, igualdade e emancipação, que assumem viés negativo nos discursos da revista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kevin Kossar Furtado, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Pós-doutorando em Sociologia na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Mestre em Ciências Sociais Aplicadas e bacharel em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Editor da Caminhos de Diálogo - Revista Brasileira de Diálogo Ecumênico e Inter-religioso.

Karina Janz Woitowicz, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Doutora em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Bacharel em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Pós-doutorado em Comunicação pelo Centro Internacional de Estudios Superiores de Comunicación para América Latina (CIESPAL). Professora associada do Departamento de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UEPG.

Downloads

Publicado

2023-07-06

Como Citar

KOSSAR FURTADO, K.; WOITOWICZ, K. J. O feminismo nas páginas da Revista Adventista: marcas dos valores religiosos nos discursos normativos sobre o papel das mulheres. Revista Ártemis, [S. l.], v. 35, n. 1, p. 258–276, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/artemis/article/view/65059. Acesso em: 8 maio. 2024.