Fatores que interferem na carreira das docentes do ensino superior: as contribuições da literatura científica internacional

Autores

  • Tatiani Gomes Gouvea Universidade Federal de Viçosa https://orcid.org/0000-0002-8784-7057
  • Ana Louise de Carvalho Fiúza Universidade Federal de Viçosa
  • Guélmer Júnior Almeida de Faria Universidade Federal de Viçosa

Palavras-chave:

Divisão sexual do trabalho, Regime de gênero, Carreira docente

Resumo

O presente artigo buscou mapear as perspectivas teóricas existentes na literatura científica, nacional e internacional, sobre os fatores que interferem na carreira docente das mulheres no magistério superior. Realizou-se uma busca nas bases indexadoras: Scientific Electronic Library Online (SciELO), ScienceDirect e Web of Science. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, 34 artigos foram selecionados e submetidos à análise de conteúdo, de forma manual e posteriormente, complementado pela análise de similitude realizada pelo software IraMuteQ. Como resultado, verificou-se que a literatura destaca a forma como a vida e a carreira da mulher têm o seu equilíbrio, a sua satisfação pessoal e a sua felicidade atravessados pelas representações de gênero e pelo regime de gênero presente na esfera doméstica e no mundo do trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiani Gomes Gouvea, Universidade Federal de Viçosa

Doutoranda em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania (UFV). Especialização em Psicopedagogia pela Empresa Viçosense de Assessoria Técnico-Acadêmica Ltda (EVATA). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa.

Ana Louise de Carvalho Fiúza, Universidade Federal de Viçosa

Professora Titular do Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Socióloga formada na Universidade Federal de Juiz de Fora (1992). Especialização em Ciências da Religião, também, na Universidade Federal de Juiz de Fora, em 1993; Mestrado em Extensão Rural na Universidade Federal de Viçosa (UFV), em 1997; Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em 2001; Pós-Doutorado no Centro de Investigações em Ciências Sociais da Universidade do Minho, em Portugal, na linha de pesquisa "População, Família e Saúde", em 2013. Professora do Programa de Pós-Graduação em Economia Doméstica da UFV. Coordenadora do GERAR - Grupo de Estudos Rurais: Agriculturas e Ruralidades, no qual desenvolve pesquisas sobre: 1) Gênero, Ciência e tecnologia; 2) Famílias rurbanas na contemporaneidade; 3) Relações de gênero e de geração nas famílias de produtores rurais; 4) Mudanças nos modos de vida no campo; 5) Mobilidade cotidiana entre o campo e a cidade; 6) Tecnologias da Informação e Comunicação em sociedades rurais.

Guélmer Júnior Almeida de Faria, Universidade Federal de Viçosa

Professor Visitante no Programa de Pós-Graduação em Fronteiras e Direitos Humanos da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Pós-Doutorado em Ciências Sociais Aplicadas (PNPD/CAPES) no Programa de Pós-Graduação em Economia Doméstica (PPGED) da Universidade Federal de Viçosa (2021). Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social da Universidade Estadual de Montes Claros (2019) e Mestre pela mesma universidade (2014). Bacharel em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa (2008) e Licenciado em Sociologia pela Faculdade de Educação Paulistana (2019).

Arquivos adicionais

Publicado

2022-12-15

Como Citar

GOMES GOUVEA, T.; DE CARVALHO FIÚZA, A. L.; JÚNIOR ALMEIDA DE FARIA, G. Fatores que interferem na carreira das docentes do ensino superior: as contribuições da literatura científica internacional. Revista Ártemis, [S. l.], v. 34, n. 1, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/artemis/article/view/61572. Acesso em: 29 mar. 2024.