Feminismo camponês e popular: a voz que vem do campo

Peasant and popular feminism: the voice from the countryside

Autores/as

  • Isabelle Maria Campos Vasconcelos Chehab Universidade Federal de Goiás PPGDA UFG
  • Giovana Nobre Carvalho UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8214.2020v29n1.52385

Resumen

Este artigo tem como objetivo analisar uma nova proposta teórico-prática do feminismo intitulada de Feminismo Camponês e Popular. Para tal fim, adotou-se como marco metodológico a teoria interseccional feminista. Inicialmente, discorreu-se acerca das suas origens e efeitos para a organização dos movimentos autônomos de mulheres do campo e movimentos sociais que se proponham a incluir a pauta de gênero nos seus debates. Na sequência, debruçou-se sobre como este feminismo, urdido e proposto pelas próprias camponesas, está sendo construído. Por derradeiro, concluiu-se que a sua organicidade e referenciação às condições e singularidades campesinas ensejaram não apenas um novo norte para os movimentos feministas, como também para os próprios movimentos camponeses constituídos – e em construção.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Isabelle Maria Campos Vasconcelos Chehab, Universidade Federal de Goiás PPGDA UFG

Pós-doutoranda e Professora do Programa de Pós-Graduação em Direito Agrário da Universidade Federal de Goiás (PPGDA/UFG). Bolsista PNPD/CAPES. Doutora e Mestra em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Membro e Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Gênero da Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Goiás (CMA/OAB-GO). Advogada.

 

Giovana Nobre Carvalho, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Mestranda em Direito no Programa de Pós-Graduação em Direito Agrário da Universidade Federal de Goiás (UFG) (2019). Graduada em Direito pelo Centro Universitário do Pará (CESUPA) (2014-2018). Foi bolsista do Programa de Bolsas Ibero-Americanas do SANTANDER, tendo realizado a mobilidade acadêmica internacional na Faculdade de Direito da Universidade do Porto em 2017. Advogada

Publicado

2020-07-16

Cómo citar

MARIA CAMPOS VASCONCELOS CHEHAB, I.; NOBRE CARVALHO, G. Feminismo camponês e popular: a voz que vem do campo: Peasant and popular feminism: the voice from the countryside. Revista Ártemis, [S. l.], v. 29, n. 1, p. 157–171, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1807-8214.2020v29n1.52385. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/artemis/article/view/52385. Acesso em: 22 nov. 2024.