A mercantilização do reconhecimento feminino no mercado: capturas neoliberais do 'cuidado de si'

Autores/as

  • Adalberto Ferdnando Inocêncio Universidade Estadual de Maringá
  • Camila Carolina Hildebrand Galetti

Palabras clave:

feminismo, neoliberalismo, estética, cuidado

Resumen

Este artigo tem como objetivo discutir de que modos tem se dado a captura neoliberal de pautas históricas atreladas à subjetividade feminina, a partir da hipótese de que a recente guinada do capital financeirizado e global, referida como neoliberalismo, propicia a internalização da mulher no mundo competitivo dos interesses próprios, quando comparado ao liberalismo clássico. A primeira seção discute de que modo a noção de cuidado foi ressignificada pelo neoliberalismo, passando, progressivamente, de uma prática da alma a uma prática estética do corpo. Em seguida, aborda-se como a mulher se situa no liberalismo clássico. A terceira avalia as capturas neoliberais voltadas ao campo de ações das mulheres, visando uma construção por meio de hábitos e práticas disciplinares de padrões pré-estabelecidos. Por fim, discute-se a noção de cuidado a partir da análise de propagandas voltadas às mulheres, ofertadas nas mídias. Conclui-se que a guinada tática da governamentalidade liberal, que significou mudanças nas práticas de sujeição, acionou novos mecanismos de captura que arrastam e localizam o sujeito feminino para a maximização dos interesses econômicos. 

Palavras-chaves: Cuidado. Estética. Neoliberalismo. Subjetividade feminina.

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Biografía del autor/a

Adalberto Ferdnando Inocêncio, Universidade Estadual de Maringá

 

Adalberto Ferdnando Inocêncio: doutor em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professor temporário na Universidade Estadual de Maringá. Contato: afinocencio88@gmail.com.

 

Camila Carolina Hildebrand Galetti

Aluna do curso de Ciências Sociais.

Publicado

2023-07-06

Cómo citar

FERDNANDO INOCÊNCIO, A.; GALETTI, C. C. H. A mercantilização do reconhecimento feminino no mercado: capturas neoliberais do ’cuidado de si’. Revista Ártemis, [S. l.], v. 35, n. 1, p. 277–297, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/artemis/article/view/60164. Acesso em: 22 nov. 2024.