A mercantilização do reconhecimento feminino no mercado: capturas neoliberais do 'cuidado de si'
Palabras clave:
feminismo, neoliberalismo, estética, cuidadoResumen
Este artigo tem como objetivo discutir de que modos tem se dado a captura neoliberal de pautas históricas atreladas à subjetividade feminina, a partir da hipótese de que a recente guinada do capital financeirizado e global, referida como neoliberalismo, propicia a internalização da mulher no mundo competitivo dos interesses próprios, quando comparado ao liberalismo clássico. A primeira seção discute de que modo a noção de cuidado foi ressignificada pelo neoliberalismo, passando, progressivamente, de uma prática da alma a uma prática estética do corpo. Em seguida, aborda-se como a mulher se situa no liberalismo clássico. A terceira avalia as capturas neoliberais voltadas ao campo de ações das mulheres, visando uma construção por meio de hábitos e práticas disciplinares de padrões pré-estabelecidos. Por fim, discute-se a noção de cuidado a partir da análise de propagandas voltadas às mulheres, ofertadas nas mídias. Conclui-se que a guinada tática da governamentalidade liberal, que significou mudanças nas práticas de sujeição, acionou novos mecanismos de captura que arrastam e localizam o sujeito feminino para a maximização dos interesses econômicos.
Palavras-chaves: Cuidado. Estética. Neoliberalismo. Subjetividade feminina.