A ciência, a literatura infantil, a literatura juvenil e a alfabetização científica
novas conexões
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2024v20n2.70747Resumen
Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, por meio de estudo de caso e tem o objetivo de verificar como a literatura infantil e a literatura juvenil podem ser instrumento para a educação em ciências nas escolas, possibilitando uma aprendizagem mais dinâmica e criativa, de forma a estimular o gosto pela ciência e contribuindo para a alfabetização científica. Para verificar se ocorre a relação entre a literatura infantil, a literatura juvenil e a alfabetização científica foi realizado um levantamento de publicações que abordam os referidos temas e são um instrumento de incentivo para educadores de forma a despertarem no aluno o desejo e a curiosidade pela ciência. Acredita-se ainda que estes livros poderão contribuir para a interlocução entre ciência e literatura, proporcionando a interdisciplinaridade em espaços formais e não formais como a sala de aula, a biblioteca, entre outros e a valorização da produção literária contribuindo para a alfabetização científica de crianças e jovens.