A ciência, a literatura infantil, a literatura juvenil e a alfabetização científica

novas conexões

Autores/as

  • Lucia Maria da Cruz Fidalgo Universidade Federal do Rio de Janeiro https://orcid.org/0009-0009-0980-6549
  • Lizandra Brasil Estabel Instituto Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2024v20n2.70747

Resumen

Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, por meio de estudo de caso e tem o objetivo de verificar como a literatura infantil e a literatura juvenil podem ser instrumento para a educação em ciências nas escolas, possibilitando uma aprendizagem mais dinâmica e criativa, de forma a estimular o gosto pela ciência e contribuindo para a alfabetização científica. Para verificar se ocorre a relação entre a literatura infantil, a literatura juvenil e a alfabetização científica foi realizado um levantamento de publicações que abordam os referidos temas e são um instrumento de incentivo para educadores de forma a despertarem no aluno o desejo e a curiosidade pela ciência. Acredita-se ainda que estes livros poderão contribuir para a interlocução entre ciência e literatura, proporcionando a interdisciplinaridade em espaços formais e não formais como a sala de aula, a biblioteca, entre outros e a valorização da produção literária contribuindo para a alfabetização científica de crianças e jovens.

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Biografía del autor/a

Lucia Maria da Cruz Fidalgo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Assistente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) na FACC-CBG

Bibliotecária. Mestre em Educação 

Lizandra Brasil Estabel, Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Informática na Educação (PGIE/UFRGS). Bacharel em Biblioteconomia (FABICO/UFRGS). 

Coordenadora da Área Acadêmica de Ciências da Informação do IFRS - Campus Porto Alegre. Coordenadora de Educação a Distância (EAD) - IFRS - Campus Porto Alegre. Professora do Curso Técnico em Biblioteconomia do IFRS - Campus Porto Alegre.  
Professora do Mestrado em Informática na Educação do IFRS - Campus Porto Alegre. Professora do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da UFRGS.
Membro da Comissão Brasileira de Bibliotecas Escolares (FEBAB)
Pesquisadora do Grupo de Pesquisa LEIA da FABICO/UFRGS e IFRS (registrado no CNPq)

Prêmio de Pesquisa Emerald/CAPES - Edição 2015 na categoria Ciência da Informação, Emerald/CAPES.

Publicado

2024-07-25

Número

Sección

ARTIGOS DE REVISÃO