Planejamento tático em bibliotecas comunitárias Quilombolas

um estudo de caráter exploratório

Autores

Resumo

As bibliotecas comunitárias, especialmente em territórios quilombolas, configuram-se como espaços de resistência, preservação da memória e promoção da cidadania. Inseridas em contextos de exclusão informacional e cultural, elas desempenham papel fundamental na valorização dos saberes ancestrais e no fortalecimento da identidade étnico-racial. Este artigo apresenta a proposta de um plano tático para a Biblioteca Comunitária Quilombola, concebida como um cenário fictício com fins acadêmicos e metodológicos. O objetivo central é propor ações culturais que integrem leitura, memória coletiva, participação comunitária e preservação das tradições quilombolas, fortalecendo o protagonismo social. A metodologia utilizada fundamenta-se em pesquisa bibliográfica e abordagem qualitativa, associada à construção de um modelo propositivo baseado em práticas participativas e no planejamento estratégico adaptado ao contexto comunitário. Os resultados da proposta se materializam em eixos de ação que contemplam a valorização dos saberes ancestrais, o incentivo à leitura, o fortalecimento da identidade cultural, a educação em direitos e a formação da equipe local. O plano busca responder aos desafios apontados pela literatura (como falta de recursos, ausência de formação técnica e invisibilidade das narrativas locais) por meio de estratégias coletivas e adaptáveis. Conclui-se que a Sankofa pode servir como modelo replicável, capaz de inspirar políticas públicas e fortalecer redes de bibliotecas comunitárias, reafirmando seu papel como instrumento de resistência, educação e construção de direitos culturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kauany Kelly Almeida Rocha, Universidade Federal da Bahia

Graduanda de Biblioteconomia e Documentação na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Bolsista do projeto especial da PROAE na Biblioteca Gonçalo Muniz (BGM). Lattes: http://lattes.cnpq.br/9102804424185950

Maria Elisa Almeida Ferreira, Universidade Federal da Bahia

Graduanda em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Licenciada em Ciências Sociais pela UFBA. Capacitação Profissional em Administração e Gestão de Entidades do Movimento Negro pelo Centro de Pós-graduação e Pesquisa Visconde de Cairu (CEPPEV) e Associação Nacional dos Advogados Afro-descendentes (ANAAD).

Tatiana Nascimento de Souza, Universidade Federal da Bahia

Mestranda em Cultura e Sociedade pelo Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos (IHAC/UFBA). Graduanda em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Bacharela em Serviço Social pela Unijorge.

Adelaide Helena Targino Casimiro, Universidade Federal da Bahia

Professora Assistente na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) com sanduíche na Universidade de Coimbra (UC Portugal). Mestra em Ciência da Informação pela UFPB. Bacharela em Biblioteconomia pela UFPB. Participante do Grupo de Pesquisa Informação, Aprendizagem e Conhecimento (GIACO) e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Produção Arquivística Brasileira (GEPA-Br). ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9088-9621

Downloads

Publicado

2026-10-14

Como Citar

Almeida Rocha, K. K., Almeida Ferreira, M. E., Nascimento de Souza, T., & Targino Casimiro, A. H. (2026). Planejamento tático em bibliotecas comunitárias Quilombolas: um estudo de caráter exploratório. Biblionline, 22(3), 46–59. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/biblio/article/view/77076

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA