TRAJETÓRIAS ESCOLARES DE ESTUDANTES DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46906/caos.n28.62687.p102-117

Palavras-chave:

juventude, políticas educacionais, trajetória escolar, ciências sociais

Resumo

Este relato de pesquisa se baseia em textos produzidos por estudantes da licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) acerca de suas trajetórias escolares. A pesquisa foi feita no âmbito da disciplina “Educação e Sociedade no Brasil” em parceria com projetos de monitoria. Fragmentos desses textos foram selecionados, destacando experiências positivas e negativas, expectativas, dificuldades e estratégias significativas da/na vida estudantil. Privilegiamos especialmente relatos sobre racismo, questões de gênero e a importância de políticas públicas educacionais, tais como cotas de ação afirmativa, bolsas de estudo e auxílios estudantis. Entretanto, é importante enfatizar que não se tratou de identificar um perfil estudantil. Algumas experiências mostraram-se mais comuns, outras mais pontuais. Ao reuni-las neste relato, nosso objetivo foi conhecer um pouco melhor a trajetória desses/dessas estudantes, buscando reconhecer potenciais que podem ser mais bem explorados e fragilidades que devem ser mais bem cuidadas por parte do corpo docente e da UFPB de maneira mais geral.

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Biografia do Autor

Aina Guimarães Azevedo

Bacharela em Ciências Sociais (2004), mestra (2008) e doutora (2013) em Antropologia Social pela Universidade de Brasília, com estágio doutoral junto ao grupo Land Reform and Democracy in South Africa na University of Cape Town (2011) e pós-doutorado na University of Aberdeen no projeto Knowing From the Inside (2016). Tem experiência de pesquisa com cegos, socialização e formas de percepção. Pesquisa rituais na África do Sul entre os Zulu, com ênfase nos casamentos e outros rituais que conectam as townships e as áreas rurais. Também se dedica à pesquisa do desenho na antropologia como metodologia e forma de exposição do conhecimento e produz narrativas gráficas. ID Lattes: 7254533350574955.

Joery Pereira de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Aluna do Curso de Ciências Sociais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). ID Lattes: 9696837015137025.

Mariana Pereira de Melo Novais, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Aluna do Curso de Ciências Sociais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). ID Lattes: 1558877351222332.

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Publicado

2022-06-10

Edição

Seção

OFÍCIO DE CIENTISTA SOCIAL