Diálogos entre a Educação Crítica para as Mídias e a Competência Crítica em Informação no combate à desinformação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2763-9398.2022v17n.63906

Palavras-chave:

Desinformação, Competência Crítica em Informação, Educação Crítica para as mídias, Formação de professores

Resumo

O artigo se insere na interface da Comunicação com a Informação e a Educação na perspectiva de contribuir para o combate à desinformação. Assim, busca-se compreender como a prática docente pode se favorecer com o desenvolvimento de Competências Críticas em Informação em conjunto com as perspectivas de uma Educação Crítica para as Mídias. Para isso, realiza-se uma revisão bibliográfica das áreas, relacionando-as com estudos sobre a formação de professores no Brasil. Identifica-se um fértil campo teórico a fornecer aparatos técnicos e reflexivos para a prática docente no contexto informacional em paralelo às resistências aos interesses ideológicos da classe dominante.

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Publicado

2022-12-23

Como Citar

DE ALENCAR, A. P.; BARBOSA ASSIS, L. M.; FARBIARZ, A. Diálogos entre a Educação Crítica para as Mídias e a Competência Crítica em Informação no combate à desinformação. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 17, p. 19, 2022. DOI: 10.22478/ufpb.2763-9398.2022v17n.63906. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/cm/article/view/63906. Acesso em: 19 dez. 2024.