Diálogos entre a Educação Crítica para as Mídias e a Competência Crítica em Informação no combate à desinformação
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2763-9398.2022v17n.63906Palavras-chave:
Desinformação, Competência Crítica em Informação, Educação Crítica para as mídias, Formação de professoresResumo
O artigo se insere na interface da Comunicação com a Informação e a Educação na perspectiva de contribuir para o combate à desinformação. Assim, busca-se compreender como a prática docente pode se favorecer com o desenvolvimento de Competências Críticas em Informação em conjunto com as perspectivas de uma Educação Crítica para as Mídias. Para isso, realiza-se uma revisão bibliográfica das áreas, relacionando-as com estudos sobre a formação de professores no Brasil. Identifica-se um fértil campo teórico a fornecer aparatos técnicos e reflexivos para a prática docente no contexto informacional em paralelo às resistências aos interesses ideológicos da classe dominante.
Downloads
Referências
ALENCAR, Ana Paula de et al. Competência crítica em informação e educomunicação: proposta interdominial no combate à desinformação. Palabra Clave (La Plata). v. 11, n. 2, 2022, p. 1-11. Disponível em: https://www.palabraclave.fahce.unlp.edu.ar/article/view/pce153. Acesso em: 17 jul. 2022.
ASSIS, Leandro; FARBIARZ, Alexandre. A Educação Crítica para as Mídias: uma proposta síntese para a área de interface. Esferas. v. 8, n. 13, 2018a, p. 1-12. Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/9989
ASSIS, Leandro; FARBIARZ, Alexandre. Conectar ou desconectar: debates sobre a reflexão a partir da Educação para os meios. Comunicação e Educação. São Paulo. v. 23, n.2, jul/dez. 2018b, p. 21-33. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/144406
BARATTA, Alessandro. Ética e pós-modernidade. In.: KOSOVOSKY, Ester (org.). Ética e comunicação. Rio de Janeiro: Mauad, 1995.
BEZERRA, Arthur. Teoria crítica da informação: proposta teórico-metodológica de integração entre os conceitos de regime de informação e competência crítica em informação. In: BEZERRA, Arthur et al. iKritika: estudos críticos em informação. Rio de Janeiro: Garamond, 2019.
BEZERRA, Arthur; SCHNEIDER, Marco; SALDANHA, Gustavo. Competência crítica em informação como crítica à competência em informação. Informação & Sociedade: Estudos, [S. l.], v. 29, n. 3, p. 5-22, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/issue/view/2145. Acesso em: 20 mar. 2021.
CARDOSO, Miriam. Ideologia da globalização e (des)caminhos da ciência social. In: GENTILI, P. Globalização excludente. Petrópolis (RJ): Vozes, 2001. p. 96-127.
CHAVES, Mônica; MELO, Luísa. Educação midiática para notícias: histórico e mapeamento de iniciativas para combater a desinformação por meio da educação. Mídia e Cotidiano. Niterói, , n. 3, dezembro, 2019, p. 62-82. Disponível em: https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/38091.
FREIRE, Paulo. Política e educação. São Paulo: Cortez Editora. 2001 [1987].
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2015 [1968].
FREIRE, Paulo; GUIMARÃES, Sérgio. Educar com a mídia: novos diálogos sobre educação. 1. ed., São Paulo: Paz e Terra. 2011 [1984].
GATTI, Bernardete et al. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000367919. Acesso em: 5 jan. 2021.
KALANTZIS, Mary; COPE, Bill; PINHEIRO, Petrilson. Letramentos. São Paulo: Editora da Unicamp, 2020.
KELLNER, Douglas. A Cultura da Mídia – Estudos Culturais: identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. São Paulo: EDUSC, 2001.
KELLNER, Douglas; SHARE, Jeff. Educação para a leitura crítica da mídia, democracia radical e a reconstrução da educação. Revista Educação e Sociedade. Campinas, v. 29, n. 104 - Especial, out. 2008, p. 687-715. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v29n104/a0429104.pdf.
LEFEBVRE, Henri. A vida cotidiana no mundo moderno. Tradução de Alcídes João de Barros. São Paulo: Ática, 1991 [1968].
LÖWY, Michel. Ideologias e Ciência Social: Elementos para uma análise marxista. São Paulo: Cortez, 2015 [1985].
MARCUSE, Herbert. A ideologia da sociedade industrial: o homem unidimensional. Rio de Janeiro, Zahar Editores, 1973.
MARTINS, Érika. Todos pela educação? Como os empresários estão determinando a política educacional brasileira. Rio de Janeiro: Lamparina, 2016.
MARX, Karl; ENGELS, Fridriech. A Ideologia Alemã. São Paulo: Martins Fontes, 2002 [1845].
MARX, Karl. O capital: Crítica da Economia Política – Livro I: O processo de produção do capital. São Paulo: Boitempo, 2013[1867].
MORAES, Dênis de. Imaginário social, hegemonia cultural e comunicação. In: MORAES, Dênis de. A Batalha da Mídia: governos progressistas e políticas de comunicação na América Latina e outros ensaios. Rio de Janeiro: Pão e Rosas, 2009.
MORAN, José. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas (SP): Papirus, 2012.
SAVIANI, Demerval. Vicissitudes e perspectivas do direito à educação no Brasil: abordagem histórica e situação atual. Educação e Sociedade, Campinas, n. 34, jun./set. 2013a. p. 743-760. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/BcRszVFxGBKxVgGd4LWz4Mg. Acesso em: 3 abr. 2018.
SAVIANI, Demerval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas (SP): Autores Associados, 2013.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ana Paula de Alencar, Leandro Marlon Barbosa Assis, Alexandre Farbiarz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de originais para Revista Culturas Midiáticas implica na transferência, pelos autores (as), dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor (a), com direitos da Revista Culturas Midiáticas sobre a primeira publicação. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).