Audiovisualidades televisivas y redes sociales digitales:

convergencia para nuevas posibilidades

Autores/as

  • Cristiano Max Feevale/RS
  • Mauricio Barth Feevale/RS

Palabras clave:

Convergência, Televisão, Redes Sociais Digitais, Twitter

Resumen

Este estudo visa analisar, sob o âmbito da convergência midiática, o processo de interação que faz com que telespectadores, ávidos por discutir o que estão vendo na televisão, procurem a rede social – em especial o microblog Twitter – para dividir, simultaneamente, com os outros usuários suas opiniões e percepções acerca do que estão assistindo. Tal processo estabelece, de alguma forma, um novo jeito de assistir televisão, onde o telespectador, até então um sujeito passivo, passa a ser um grande agente ativo e transformador. O mesmo deixa de lado a apatia de, simplesmente, reclinar-se na poltrona do sofá, passando a ser uma importante peça no jogo da comunicação midiática. Ao fim deste estudo, percebe-se que, cada vez mais, haverá um afunilamento na relação convergente entre TV e Redes sociais, pois o telespectador atual assiste a seus programas favoritos com o celular e/ou tablet na mão. Em consequência disso, o Twitter atua como o novo controle remoto da televisão. Resta-nos analisar e compreender este fenômeno. Superconectados e convergentes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2014-06-29

Cómo citar

MAX, C.; BARTH, M. Audiovisualidades televisivas y redes sociales digitales:: convergencia para nuevas posibilidades. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 7, n. 1, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/cm/article/view/19748. Acesso em: 19 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos