Charges bilíngues acessíveis em prol da inclusão

Autores

  • DEISE MONICA MEDINA SILVEIRA Instituto Federal da Bahia https://orcid.org/0000-0002-9223-1476
  • Sr. Felipe Monteiro Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2763-9398.2021v15n.59986

Palavras-chave:

Audiodescrição, Charges, Acessibilidade

Resumo

Para que os valores ideológicos e a crítica social impregnada nas charges sejam apreciados e explorados também pelas pessoas com deficiência visual, elas precisam ser acessibilizadas. Ou seja, o seu conteúdo verbal precisa ser lido e o conteúdo imagético traduzido em palavras, através do modo de tradução intersemiótica conhecido como audiodescrição ou AD. Para garantir que a audiodescrição cumpra o seu papel na construção da imagem mental pelos usuários, a consultoria por uma pessoa com deficiência visual é imprescindível. Com o objetivo de atingir um público maior e explorar múltiplas potencialidades da audiodescrição, apresentamos o projeto das charges acessíveis bilíngues, disponível no Instagram e no Facebook, nas contas @chargesacessiveis e Galeria Virtual de Charges Acessíveis, respectivamente, nas qual as charges contam com audiodescrição em português e em inglês.

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Biografia do Autor

DEISE MONICA MEDINA SILVEIRA, Instituto Federal da Bahia

É doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia, Mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia e Graduada em Letras com Língua Inglesa pelo Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE). É professora de Língua Inglesa do IFBA, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. É coordenadora do grupo de pesquisa em Estudos Linguísticos, Tradução e Acessibilidade - LINTRA, do IFBA. Suas áreas de interesse são Estudos da Tradução, Semiótica Social e Multimodalidade, Tradução Audiovisual e Acessibilidade. Suas pesquisas se concentram nas áreas de audiodescrição de imagens estáticas e LSE (Legendas para Surdos e Ensurdecidos). Atua como audiodescritora e legendista desde 2008.

Sr. Felipe Monteiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestrando em Educação, cultura e comunicação em periferias urbanas pela UERJ. Especialista em Tradução audiovisual acessível: audiodescrição pela UECE e em Acessibilidade cultural pela UFRJ. Pedagogo e licenciado em Educação Artística/Música.

Referências

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Publicado

2021-12-27

Como Citar

MEDINA SILVEIRA, D. M.; VIEIRA MONTEIRO, F. Charges bilíngues acessíveis em prol da inclusão. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 15, p. 13, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.2763-9398.2021v15n.59986. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/cm/article/view/59986. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Comunicação, acessibilidade e representação de pessoas com deficiência