As relações públicas e a ferramenta narrativa no capitalismo de plataformas:
estudo sobre ideologia e o discurso de responsabilidade social
Palavras-chave:
Plataformas digitais, Mundo do trabalho, Subsunção do trabalho, Ideologia, Relações PúblicasResumo
O estudo analisa as Relações Públicas no capitalismo de plataformas, considerando-as inerentes à função de intermédio de interesses opostos. Hipoteticamente a lógica do capital gera inevitável antagonismo de interesse entre classes, cabendo ao RP cumprir um papel ideológico na comunicação entre organizações e trabalhadores, resultando em sofrimento subjetivo. Este processo é mediado por plataformas digitais, que influem tanto nas cobranças públicas quanto na comunicação. Considerando as crises climática e econômica em escala global, a pauta da responsabilidade social toma destaque nas mídias plataformizadas, potencializando a demanda de narrativas acerca do tópico. A presente revisão bibliográfica justifica-se pela necessidade de compreender a mediação digital na percepção de responsabilidade social, suas possibilidades, e os impactos subjetivos nos profissionais, destacando a importância de uma abordagem crítica da área.
Downloads
Referências
BALDI, Luiz Agostinho de Paula. A categoria ideologia em Marx e a questão da falsa consciência. Revista Katálysis, v. 22, n. 3, p. 1-10, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-02592019v22n3p631. Acesso em: 23 jun. 2024.
FRANÇA, Fábio. Subsídios para o estudo do conceito de relações públicas no Brasil. Póscom-Umesp, São Bernardo do Campo, a. 24, nº. 39, p.127-154, 1o. sem. 2003.
GRAEBER, David. Bullshitjobs. A Theory. Estados Unidos: ALLEN LANE, 2018.
MARX, Karl. O Capital: Livro 1. São Paulo: Boitempo, 2013.
OLIVEIRA, Paulo Roberto. Narrativas em comunicação organizacional e as interações com a memória. Jornal de Comunicação, ano 1, n. 1, p. 101-104, jul.-dez. 2012.
PERUZZO, Cicilia M. Krohling. Relações públicas no modo de produção capitalista. 4. ed. São Paulo: Summus, 2004.
SILVA, Liliane. Relações Públicas e Sustentabilidade Empresarial no Brasil: Uma Análise a Partir das Diretrizes Atuais ESG e Agenda 2030. p. 114. Dissertação de Mestrado – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2023.
VALENTE, Jonas. Tecnologia Informação e Poder: Das Plataformas Online aos Monopólios Digitais. p. 359. Tese de Doutorado – Universidade de Brasília, Brasíli, 2019.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Felipe Matsuoka Ortega de Araújo, Rodolfo Rorato Londero
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de originais para Revista Culturas Midiáticas implica na transferência, pelos autores (as), dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor (a), com direitos da Revista Culturas Midiáticas sobre a primeira publicação. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).