INTERFERÊNCIAS NO PROCESSO DE COMPREENSÃO DE TEXTOS EM LIBRAS: A VARIAÇÃO E A PROFICIÊNCIA LINGUÍSTICA.

Autores

  • Valdemar Barbosa Lima Júnior FACULDADE PITÁGORAS
  • Luiz Antônio Ribeiro Instituto Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Incompreensão, textos, libras.

Resumo

Este artigo tem como princípio a análise de alguns fatores que refletem na incompreensão de textos em Libras. Os textos citados são textos sinalizados com um código linguístico de modalidade visuoespacial, onde os parâmetros ocorrem de forma simultânea, diferentemente do texto em língua portuguesa, que é linear. A partir da experiência e da pesquisa bibliográfica, em certos momentos na nossa interação e principalmente durante as interpretações da língua de sinais, percebemos que ocorrem certas incompreensões na leitura do texto, tanto por parte do surdo, quanto do ouvinte. Procuramos investigar fatores que interferem na compreensão, como a variação e a falta de proficiência linguística durante as interações entre os usuários da libras. O objetivo da reflexão foi identificar as causas da incompreensão, a fim de propor um melhoramento dos textos para que ocorra um efetivo entrosamento na comunicação por meio da língua de sinais. O estudo fundamentou-se em pesquisas empíricas e bibliográficas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdemar Barbosa Lima Júnior, FACULDADE PITÁGORAS

Graduado em Letras, professor de Libras nos cursos de Letras, Pedagogia e Educação Física na Faculdade Pitágoras/MG. Especialista em Interpretação da Língua de Sinais. Tradutor/intérprete na Associação de Surdos de Minas Gerais. Certificado pelo Prolibras pela USFC/MEC.

Luiz Antônio Ribeiro, Instituto Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990), mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004) e doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2009). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: sintaxe, discurso, leitura e produção de textos e ensino do português. Atua como Técnico em Assuntos Educacionais, na avaliação de cursos da graduação superior

Downloads

Publicado

2014-08-15

Como Citar

JÚNIOR, V. B. L.; RIBEIRO, L. A. INTERFERÊNCIAS NO PROCESSO DE COMPREENSÃO DE TEXTOS EM LIBRAS: A VARIAÇÃO E A PROFICIÊNCIA LINGUÍSTICA. DLCV, João Pessoa, PB, v. 11, n. 1, p. 119–136, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/dclv/article/view/16902. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos