O processo cognitivo-discursivo de construção de sentido em notícias e piadas: uma abordagem baseada em frames
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-0900.2018v14n2.40582Palavras-chave:
Frame, Grafo, Construção de sentidoResumo
O trabalho tem o objetivo de identificar os principais frames ativados em textos que versam sobre terrorismo, preconceito, crise econômica e política e humor. Trata-se de temas que tornam nítidos os movimentos discursivos de construção de conceitos e comportamentos sociais e políticos. A metodologia tem como ponto de partida a identificação de frames: estruturas conceptuais acionadas no discurso. A partir disso, serão realizados grafos: esquemas cuja função é representar um grupo de conceitos inseridos em uma rede de proposições. Os grafos objetivam representar o acionamento desses frames para a construção de sentido, conforme a Semântica de frames. Ao fim do trabalho, pretende-se apresentar um procedimento de escrutínio do framing subjacente ao discurso, a partir das pistas linguísticas apresentadas no texto, buscando-se compreender com mais acurácia o papel desempenhado pelo léxico para perspectivar frames relacionados aos temas.Downloads
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Publicado
2018-12-31
Como Citar
SOUZA, E. W.; DUQUE, P. H. O processo cognitivo-discursivo de construção de sentido em notícias e piadas: uma abordagem baseada em frames. DLCV, João Pessoa, PB, v. 14, n. 2, p. 377–401, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.2237-0900.2018v14n2.40582. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/dclv/article/view/40582. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
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