O processo cognitivo-discursivo de construção de sentido em notícias e piadas: uma abordagem baseada em frames

  • Ewerton William Souza Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Paulo Henrique Duque Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Palavras-chave: Frame, Grafo, Construção de sentido

Resumo

O trabalho tem o objetivo de identificar os principais frames ativados em textos que versam sobre terrorismo, preconceito, crise econômica e política e humor. Trata-se de temas que tornam nítidos os movimentos discursivos de construção de conceitos e comportamentos sociais e políticos. A metodologia tem como ponto de partida a identificação de frames: estruturas conceptuais acionadas no discurso. A partir disso, serão realizados grafos: esquemas cuja função é representar um grupo de conceitos inseridos em uma rede de proposições. Os grafos objetivam representar o acionamento desses frames para a construção de sentido, conforme a Semântica de frames. Ao fim do trabalho, pretende-se apresentar um procedimento de escrutínio do framing subjacente ao discurso, a partir das pistas linguísticas apresentadas no texto, buscando-se compreender com mais acurácia o papel desempenhado pelo léxico para perspectivar frames relacionados aos temas.

Biografia do Autor

Ewerton William Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Possui Curso Técnico de Nível Médio em Química, na forma subsequente, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Graduação em andamento em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil; na mesma universidade participa do grupo de pesquisa "Cognição & Práticas Discursivas" como bolsista de iniciação científica. Interesse em Linguística Cognitiva.
Paulo Henrique Duque, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Possui graduação em Letras (Português/ Inglês e Literaturas) pelo Centro de Ensino Superior de Valença (1991), mestrado em Lingüística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Lingüística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Modelo Baseado no Uso, atuando principalmente nos seguintes temas: linguística cognitiva, construções gramaticais, semântica da simulação, e discurso e cognição.
Publicado
2018-12-31
Como Citar
Souza, E. W., & Duque, P. H. (2018). O processo cognitivo-discursivo de construção de sentido em notícias e piadas: uma abordagem baseada em frames. DLCV - Língua, Linguística & Literatura, 14(2), 377-401. https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-0900.2018v14n2.40582
Seção
Artigos