O processo cognitivo-discursivo de construção de sentido em notícias e piadas: uma abordagem baseada em frames
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-0900.2018v14n2.40582Palavras-chave:
Frame, Grafo, Construção de sentidoResumo
O trabalho tem o objetivo de identificar os principais frames ativados em textos que versam sobre terrorismo, preconceito, crise econômica e política e humor. Trata-se de temas que tornam nítidos os movimentos discursivos de construção de conceitos e comportamentos sociais e políticos. A metodologia tem como ponto de partida a identificação de frames: estruturas conceptuais acionadas no discurso. A partir disso, serão realizados grafos: esquemas cuja função é representar um grupo de conceitos inseridos em uma rede de proposições. Os grafos objetivam representar o acionamento desses frames para a construção de sentido, conforme a Semântica de frames. Ao fim do trabalho, pretende-se apresentar um procedimento de escrutínio do framing subjacente ao discurso, a partir das pistas linguísticas apresentadas no texto, buscando-se compreender com mais acurácia o papel desempenhado pelo léxico para perspectivar frames relacionados aos temas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-12-31
Como Citar
SOUZA, E. W.; DUQUE, P. H. O processo cognitivo-discursivo de construção de sentido em notícias e piadas: uma abordagem baseada em frames. DLCV, João Pessoa, PB, v. 14, n. 2, p. 377–401, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.2237-0900.2018v14n2.40582. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/dclv/article/view/40582. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Ao submeter originais a este periódico, o autor está automaticamente concordando com as diretrizes editoriais da Revista do DLCV e, além disso, cedendo os direitos autorais relativos aos trabalhos publicados, mantendo para si os créditos da propriedade intelectual e/ou cultural.