O pensamento de Paulo Freire para a Educação de Jovens e Adultos: ainda aprendemos com a experiência de Angicos/RN
Resumo
Passados quase sessenta anos da experiência idealizada por Paulo Freire vivenciada em Angicos/RN, direcionada para alfabetização de jovens e adultos. Apontamos neste artigo algumas lições que essa proposta evidencia para o nosso contexto atual. Neste sentido através de uma cuidadosa descrição, no qual os elementos históricos e contextuais dialogam com um cenário de emergência de movimentos de educação e cultura popular no início dos anos 1960, trazemos a experiência de Angicos/RN como uma prática de educação conscientizadora e libertadora. Podemos destacar como lições herdadas dessa experiência, a compreensão de que a Educação de Jovens e Adultos constitui uma modalidade de educação reparadora, equalizadora e qualificadora, com características próprias que necessitam de políticas educacionais direcionadas a formação de professores e professoras para atuarem de maneira adequada, atendendo as necessidades dos jovens e adultos, de forma mais sensível e humana, rompendo e ressignificando práticas e estratégias de ensino ultrapassadas e ineficazes. Buscando desta forma, fortalecer a função social da escola, apoiando-se sempre nas bases teóricas e conceituais de Paulo Freire.
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