Práticas Discursivas Sobre a Formação Docente para uma Educação de Jovens e Adultos Inclusiva

Autores

  • Rayssa Maria Anselmo de Brito UFPB
  • Emanuel Soares Anselmo

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Educação Inclusiva, Formação Continuada Crítico-Colaborativa

Resumo

O presente artigo visa compreender de que modo a experiência vivenciada por meio da formação continuada crítico-colaborativa se torna elucidativa para pensarmos elementos de uma formação possível e que efetivamente colabore no sentido de fomentar práticas pedagógicas inclusivas, no âmbito da EJA. Para tanto, fazemos uso da pesquisa-ação crítico-colaborativa como principal proposta metodológica para coleta e produção dos dados desta pesquisa, tendo a colaboração de cinco profissionais da educação da rede municipal de Bayeux-PB, bem como da Análise Crítica do Discurso, para tratamento desses dados. Desse modo, são focos de nossa análise as práticas discursivas sobre a formação docente com vistas à construção de uma EJA inclusiva. Ressaltamos como resultados de nossa pesquisa apontamentos para os elementos que constituem uma formação possível e que provoquem mudanças nas práticas pedagógicas vivenciadas nessa modalidade. Nesse sentido, concluímos que só por meio de uma formação construída de modo crítico-colaborativa, a partir dos reais problemas da realidade escolar, e que promova a colaboração de seus sujeitos, é que poderemos repensar nossa práxis pedagógica, de modo a vencer os desafios inerentes ao processo de inclusão de nossos jovens e adultos com deficiências.

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; Educação Inclusiva; Formação Continuada Crítico-Colaborativa.

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Biografia do Autor

Rayssa Maria Anselmo de Brito, UFPB

Professora do Departamento de Educação Básica do Centro de Educação da UFPB.

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Publicado

2023-08-09

Como Citar

BRITO, R. M. A. de . .; SOARES ANSELMO, E. . . Práticas Discursivas Sobre a Formação Docente para uma Educação de Jovens e Adultos Inclusiva. Revista Educare (Online), [S. l.], v. 8, n. Edição de contínuo fluxo, p. 1–36, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/educare/article/view/67524. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Fluxo contínuo

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