Entrevista com Maria Erivalda Dos Santos Torres: Presidenta do Centro Paulo Freire - Estudos e Pesquisas, Recife/PE e Coordenadora do Fórum Regional do Agreste Centro Norte

Autores

Palavras-chave:

Entrevista., Centro Paulo Freire, Erivalda Torres

Resumo

A professora Maria Erivalda dos Santos Torres é graduada em Pedagogia e Letras e pós-graduada em Gestão Escolar. Funcionária pública aposentada pela Rede Municipal de Caruaru. Nesse mesmo município, foi gestora do Colégio Santos Dumont, supervisora regional da Educação de Jovens e Adultos e coordenadora do Fórum Estadual de Educação de Jovens e Adultos de Pernambuco. Atualmente, é presidenta do Centro Paulo Freire: estudos e pesquisas, organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, com finalidade educativa e cultural que se propõe a manter vivas as ideias de Paulo Freire, sediada no Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, Campus do Recife. Devido a sua militância em favor do pensamento de Paulo Freire, optamos pela realização dessa entrevista com Erivalda Torres (doravante como será chamada).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Jorge Lopes Silva

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (1999), Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2003) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2011). Atualmente é professor Adjunto I da Universidade Federal da Paraíba (CE/DFE). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação de jovens e adultos, eja, formação continuada, educação popular e formação de professores.

Referências

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 31. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

FREIRE, Paulo. Cartas a Cristina: reflexões sobre minha vida e minha práxis. 2. ed.

São Paulo: Paz e Terra, 2015.

FREIRE, Paulo. À sombra desta mangueira. Revisão de notas por Ana Maria de Araújo Freire. 11. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 32. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2022.

Downloads

Publicado

2023-12-14

Como Citar

SILVA, E. J. L.; HERMIDA , J. F. . Entrevista com Maria Erivalda Dos Santos Torres: Presidenta do Centro Paulo Freire - Estudos e Pesquisas, Recife/PE e Coordenadora do Fórum Regional do Agreste Centro Norte. Revista Educare (Online), [S. l.], v. 8, n. Edição de contínuo fluxo, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/educare/article/view/68852. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Entrevistas