Políticas públicas e contínuo esquecimento da região do Contestado

Autores

Palavras-chave:

Contestado, Políticas Públicas, Educação

Resumo

Este artigo visa a debater sobre a abordagem das políticas públicas voltadas ao território do Contestado, localizado no Meio Oeste de Santa Catarina. É fato que este assunto parece ser repetitivo, mas é preciso observar a sua complexidade. Desse modo, este texto tenta elucidar os problemas sociais e educacionais presentes dentro do município de Timbó Grande, Capital Catarinense Cabocla do Contestado, tendo em mente que esse município foi o último reduto da guerra que teve início com a disputa entre os estados de Santa Catarina e Paraná e acabou se findando entre a República e o povo caboclo, causando um dos maiores genocídios impetrados pelo exército brasileiro na aurora do século XX. É possível dizer que os descendentes desses caboclos herdaram muitas coisas positivas, como a cultura, a bondade, a fé; mas também receberam heranças negativas como o medo, o apagamento histórico, a perseguição à cultura dessa região e o esquecimento das políticas públicas voltadas ao Contestado. Por isso, este texto visa abordar que a pobreza, decorrente desse conflito, não é somente marcada pela falta de renda, mas pela falta de compreensão da realidade e de entendimento das origens desse povo. Dessa forma, entende-se que o principal meio de mudança perpassa a criação de mecanismos de empoderamento do povo caboclo, para assim diminuir as desigualdades estabelecidas através dos tempos a esta população, que é marginalizada há muito tempo. E um meio de empoderamento necessário, tangível e possível é a educação. Além disso, vale salientar que este trabalho foi desenvolvido com base em fontes bibliográficas e que seu viés é interpretativo, com caráter qualitativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joel Cezar Bonin, PPGEB - UNIARP

Docente e Pesquisador dos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Sociedade e Profissional em Educação Básica da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe–UNIARP. 

Juan Miguel González Velasco, Universidad Mayor de San Andrés - La Paz - Bolivia

Docente da Facultad de Ciencias Farmacéuticas y Bioquímicas da Universidad Mayor de San Andrés – UMSA, La Paz, Bolívia. Doutor em Educação.

Leonardo Aparecido de Lima da Silva, PPGEB - UNIARP

Mestrando do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Básica da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe –UNIARP. Bolsista FAPESC-2023-2024.

Referências

ABRAMOVAY, Ricardo. O que é a fome. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985.

CASTRO, Josué de. Geopolítica da Fome. 2ª ed. Rio de Janeiro: Casa do estudante do Brasil, 1953.

FRAGA, N. C. Território, Região, Poder e Rede: olhares e possibilidades conceituais de aproximação. In: Relações Internacionais no Mundo Atual, nº 7. Curitiba, 2007. p. 9-31. Disponível em: <http://revista.unicuritiba.edu.br/index.php/RIMA/article/view/232> acesso em: 01 de março de 2024.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Dados do Município de Timbó Grande-SC. Brasília, DF: IBGE, 2021/2022. Disponível em https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sc/timbo-grande/panorama Acesso em 09 mar. 2024.

HARFUCH, M. A. C. Contestado: resistência do passado, as lutas do presente e o possível devir, uma leitura a partir de Major Vieira, SC. In: FRAGA, N. C. Contestado. Cidades, reflexos e coisificações geográficas. Florianópolis. Insular, 2016, p. 365 – 387.

NOSSA, L; JUNIOR, C. Esquecida, região vive clima de miséria. Jornal Estado de São Paulo, São Paulo, 11 de fevereiro de 2012. Disponível em: <http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,esquecida-regiao-ainda-vive-em-climade-miseria,834527>. Acesso em: 29 de fevereiro de 2024.

PEREIRA, N. J.; SOUZA, K. R. de. Pobreza no Estado de Minas Gerais: uma análise da Região Norte. Revista Iniciativa Econômica, v. 4, n.2. julho/dezembro, p. 1-26 (2018). Disponível em https://periodicos.fclar.unesp.br/iniciativa/article/view/11787 Acesso em 09 mar. 2024.

RUBIM, A. C. Políticas Culturais no Brasil. Salvador: Edufba, Coleção Cult (2007). Disponível em https://docente.ifrn.edu.br/andreacosta/legislacao-em-producaocultural/politicas-culturais-no-brasil-antonio-rubim. Acesso em 01 mar. 2024.

SANTOS, M. Sociedade e Espaço: a formação social como teoria e como método. Boletim Paulista de Geografia, n. 54, 1977.

SANTOS, M. Espaço e sociedade: Ensaios. (2. ed.). Petrópolis: Vozes. 1982.

SECCHI, L. Políticas Públicas: conceitos, esquemas de análise, casos práticos. 2. Ed. São Paulo, Cengage Learning, 2014.

SEN, A. K. Desenvolvimento como Liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

THOMÉ, N. Sangue, Suor e Lágrimas no Chão Contestado. Edições Incon, Caçador, UnC, 1992.

WEFFORT, V. R. S. et al. Avaliação do Estado Nutricional. In: JÚNIOR, Dioclécio Campos; BURNS, Dennis Alexander Rabelo; LOPEZ, Fabio Ancona. Tratado de Pediatria: Sociedade Brasileira de Pediatria. 3. ed., Barueri, SP: Manole, 2014 (p. 1969-1987).

Downloads

Publicado

2024-07-26

Como Citar

BONIN, J. C.; VELASCO, J. M. G.; SILVA, L. A. de L. da. Políticas públicas e contínuo esquecimento da região do Contestado. Revista Educare (Online), [S. l.], v. 10, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/educare/article/view/69682. Acesso em: 27 jul. 2024.