As políticas públicas brasileiras de formação técnica profissional e as percepções de discentes e docentes sobre o desenvolvimento socioemocional
Palavras-chave:
Desenvolvimento Socioemocional, Formação Técnica, Políticas Públicas, Competências ProfissionaisResumo
Este estudo buscou compreender as percepções de discentes e docentes em relação ao desenvolvimento socioemocional no contexto formativo técnico profissional brasileiro. O estudo é qualitativo-quantitativo, descritivo e exploratório. A coleta dos dados contemplou a análise documental e bibliográfica sobre as políticas públicas brasileiras pertinente à formação técnica e profissional. Além disso, foi aplicado um questionário em escala Lickert com 155 discentes e uma entrevista semiestruturada com 22 docentes de uma instituição de ensino técnico em um município localizado na região metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo. Foi utilizado o aplicativo Surveymonkey para coleta de dados dos questionários e o software IRaMuTeQ, como apoio para organização e categorização dos dados das entrevistas. Os resultados indicam a necessidade de um ambiente educacional que promova o desenvolvimento integral do aluno inserido na formação técnica e profissional, destacando a importância das competências socioemocionais no enfrentamento dos desafios profissionais e pessoais. As conclusões derivadas desta pesquisa oferecem contribuições significativas para a compreensão do papel dessas competências no cenário educacional brasileiro e latino-americano.
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