A atuação do agente de combate às endemias:

um ponto de articulação entre educação e saúde

Autores

Palavras-chave:

Educação., Agente de Combate às Endemias., Sistema Único de Saúde., Saúde

Resumo

Este artigo resulta do estudo analítico-reflexivo da temática educação e saúde, a partir de Normas que regem e orientam o pensar-fazer educativo do Agente de Combate às Endemias (ACE). Embora o ACE tenha sua profissão regularizada somente 2023, mediante a Lei 14.536, ele tem sido imprescindível ao controle de doenças endêmicas no país. Em 2018, a Lei 13.595 discriminou 11 atividades ao ACE, dentre as quais, uma que conferiu ao ACE responsabilidade e competência para atuar educativamente junto à população. Esse acontecimento possibilita a formulação da hipótese de que o agir educativo em saúde do ACE tem um modo particular de ser, que o conecta aos campos da saúde e da educação de um modo próprio. Isso nos levou a analisar o que se diz a respeito da atuação do ACE na política de saúde do SUS e problematizar suas possíveis conexões com as concepções de educação normatizadas. Conclui-se que o agir educativo do ACE guarda uma especificidade fundamental para a prevenção da doença e promoção da saúde. Nesse sentido, consideramos que o estudo contribui para o debate acerca do caráter educativo afeito à competência do ACE no exercício de sua atuação profissional, enquanto trabalhador da saúde.

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Biografia do Autor

Andrea Cardoso da Silva, Pós-graduação em educação da UFPB

Licenciada em Geografia (2007) e Pedagogia (2017), Especialista em Educação de Jovens e Adultos (EJA) (2010), mestranda da Linha de Pesquisa Estudos Culturais da Educação, PPGE-UFPB. Atua profissionalmente na área de atenção da Saúde Básica/Primária, como Agente de combate às Endemias (ACE), vinculado à Secretaria de Saúde, à Gerência de Vigilância Ambiental e Zoonoses, do Município de João Pessoa - PB. Participa do Grupo de Estudo e Pesquisa Discurso e Imagem, Visual em Educação - GEPDIVE.

Erenildo João Carlos, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Pedagogo. Doutor em Educação pela UFC (2005), mestre em Educação pela UFPB (1998), Especialista em Pesquisa Educacional (1994) e graduado em Pedagogia pela UFPB (1990). Participou da gestão do Departamento de Fundamentação da Educação como Sub-chefe e Chefe (2006-2010). Exerceu a função de Vice-Coordenador da Pós-Graduação em Educação da UFPB (gestão 2010-2012) e, atualmente, foi eleito como Coordenador do PPGE (gestão 2012-2014). Ministra, na graduação, as Disciplinas Sociologia da Educação, Fundamentos Sócio-históricos da Educação, Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos e Alfabetização de Jovens e Adultos. Na Pós-Graduação tem ministrado as Disciplinas Pesquisa Social, Educação Brasileira, Pesquisa em Educação e Tópicos em Educação Popular: Análise Arqueológica do Discurso na EJA e Educação e Visualidade na Sociedade Contemporânea. Tem estudado e orientado, principalmente, sobre os temas: análise do discurso, educação de jovens e adultos, livro didático, uso pedagógico da imagem e educação popular. Credenciado no Programa de Pós-graduação da UFPB, em janeiro de 2008, lidera atualmente o Grupo de Estudos e Pesquisa "A Educação de Jovens e Adultos: políticas, práticas e discursos". Tem coordenado vários Projetos Institucionais na UFPB (MONITORIA, PROBEX, PROLICEN e PIBIC). Foi membro do Grupo Articulador do Fórum de Educação de Jovens e Adultos da Paraíba e do Fórum de Educação da Paraíba.

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Publicado

2024-06-03

Como Citar

CARDOSO DA SILVA, A.; CARLOS, E. J. A atuação do agente de combate às endemias:: um ponto de articulação entre educação e saúde. Revista Educare (Online), [S. l.], v. 10, p. 1–28, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/educare/article/view/69734. Acesso em: 21 nov. 2024.