Capoeira: lugar da diversidade étnico-racial na educação básica

Autores

  • Aurora Camboim Lopes de Andrade Lula Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Capoeira, Diversidade Étnico-racial, Educação Básica, Lei 10.639/03

Resumo

Este ensaio explora como a capoeira, uma manifestação afro-brasileira originada em um contexto de colonialidade de saberes e privação de liberdade, pode contribuir para os objetivos da Lei 10.639/03, que visa descolonizar os currículos e promover rupturas epistemológicas e culturais na educação brasileira. Argumenta-se que a capoeira, devido ao seu caráter lúdico, artístico e cultural, possui um potencial significativo para enriquecer a educação escolar utilizando os valores civilizatórios afro-brasileiros (Trindade, 2010). Esses valores são analisados como elementos pedagógicos aplicáveis em atividades escolares que envolvem música, contação de histórias, expressão corporal, danças e manualidades. O ensaio também examina as experiências teóricas e práticas dos projetos de extensão e ensino "Lições de Capoeira" da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), desenvolvidos desde 2021, demonstrando como a capoeira pode ser integrada nas escolas de maneira multidisciplinar, além da educação física. A proposta é que a inclusão da capoeira nas escolas, com uma abordagem ampliada, possa auxiliar no desenvolvimento de uma formação ética e moral dos estudantes, promovendo uma educação antirracista, solidária, ecológica e democrática. Por fim, são discutidos os desafios e impactos dessa implementação, proporcionando uma reflexão sobre a contribuição da capoeira para a educação brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABID, Pedro. Capoeira angola: cultura popular e o jogo de saberes na roda. 2004. Tese de Doutorado (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, [S. l.], 2004.

BÂ, Amadou Hampaté, A Tradição Viva. In. História geral da África, I: Metodologia e pré-história da África / editado por Joseph Ki -Zerbo. – 2.ed. rev. Brasília: UNESCO, 2010.

BRANDÃO, C. R. Cultura popular e educação popular na América Latina: um olhar muitos anos depois. In: Educação e Movimentos Sociais: saberes e práticas em educação popular (ORG.) Silva, S. e Moreira, O. Joao Pessoa: editora do CCTA, 2016.

CRUZ, Norval Batista. Consciência corporal e ancestralidade africana: conceitos sociopoéticos produzidos por pessoas de santo. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, [S. l.], 2009.

DEVRIES, R.; ZAN, B. A ética na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 1998.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido / Paulo Freire. – 69. Ed. – Rio de Janeiro / São Paulo: Paz e Terra, 2019.

GOMES, Nilma. Relações Etnico-Raciais, Educação e Descolonização dos Currículos. Minas Gerais: Currículo sem Fronteiras. 2012.

IPHAN, Dossiê “Roda de capoeira e Ofício dos Mestres de Capoeira.” Brasília: Livro de Registro das Formas de Expressão. out. 2008.

LOPES, N.; SIMAS, L. A. Filosofias Africanas: uma introdução. Rio de Janeiro: civilização brasileira, 2021.

MUNANGA, K. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: identidade nacional versus identidade negra, Belo Horizonte, Editora Autêntica, 1999.

PIAGET, J. Para onde vai a Educação? Rio de Janeiro: José Olympio, 2011.

PIAGET, J. Os procedimentos da educação moral. In: Cinco Estudos de Educação Moral (ORG.) Macedo, L. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1996.

SANT’ANA, J. V. B. Descolonização, reinvenção escolar e filosofia africana ubuntu: uma relação possível. Revista três pontos. Dossiê conexões africanas, 2015.

TRINDADE, Azoilda Loretto da. Percurso Metodológico. BRANDÃO Ana Paula (Org). In: A COR DA CULTURA. Modos de Fazer: Caderno de Atividades, Saberes e Fazeres, v.4. Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2010.

TRINDADE, Azoilda Loretto da. Em busca da cidadania plena: fragmentos de um discurso sobre afetividade. BRANDÃO Ana Paula (Org). In: A COR DA CULTURA. Modos de Ver: Caderno de Atividades, Saberes e Fazeres, v.4. Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2006.

Downloads

Publicado

2024-10-30

Como Citar

CAMBOIM LOPES DE ANDRADE LULA , A. Capoeira: lugar da diversidade étnico-racial na educação básica. Revista Educare (Online), [S. l.], v. 11, p. 1–17, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/educare/article/view/70772. Acesso em: 2 nov. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO DO/PARA E COMO NEGRO NO BRASIL: DO ENSINO BÁSICO AO SUPERIOR