Capoeira: lugar da diversidade étnico-racial na educação básica

Autores

  • Aurora Camboim Lopes de Andrade Lula Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Capoeira, Diversidade Étnico-racial, Educação Básica, Lei 10.639/03

Resumo

Este ensaio explora como a capoeira, uma manifestação afro-brasileira originada em um contexto de colonialidade de saberes e privação de liberdade, pode contribuir para os objetivos da Lei 10.639/03, que visa descolonizar os currículos e promover rupturas epistemológicas e culturais na educação brasileira. Argumenta-se que a capoeira, devido ao seu caráter lúdico, artístico e cultural, possui um potencial significativo para enriquecer a educação escolar utilizando os valores civilizatórios afro-brasileiros (Trindade, 2010). Esses valores são analisados como elementos pedagógicos aplicáveis em atividades escolares que envolvem música, contação de histórias, expressão corporal, danças e manualidades. O ensaio também examina as experiências teóricas e práticas dos projetos de extensão e ensino "Lições de Capoeira" da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), desenvolvidos desde 2021, demonstrando como a capoeira pode ser integrada nas escolas de maneira multidisciplinar, além da educação física. A proposta é que a inclusão da capoeira nas escolas, com uma abordagem ampliada, possa auxiliar no desenvolvimento de uma formação ética e moral dos estudantes, promovendo uma educação antirracista, solidária, ecológica e democrática. Por fim, são discutidos os desafios e impactos dessa implementação, proporcionando uma reflexão sobre a contribuição da capoeira para a educação brasileira.

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Publicado

2024-10-30

Como Citar

CAMBOIM LOPES DE ANDRADE LULA , A. Capoeira: lugar da diversidade étnico-racial na educação básica. Revista Educare (Online), [S. l.], v. 11, n. Especial, p. 1–17, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/educare/article/view/70772. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO DO/PARA E COMO NEGRO NO BRASIL: DO ENSINO BÁSICO AO SUPERIOR