DIVERSIDADE SEXUAL NA EJA E O PAPEL DA EDUCAÇÃO POPULAR:

(SOBRE)VIVÊNCIA DA COMUNIDADE LGBTQIAPN+ NA ESCOLARIZAÇÃO EM TURMAS DE EJA-CARUARU/PE

Autores

Palavras-chave:

Movimento LGBTQIA , Educação de Jovens e Adultos, Educação Popular

Resumo

Este texto apresenta resultados de pesquisa sobre diversidade sexual na Educação de Jovens e Adultos (EJA), tendo por objetivo compreender como as questões da diversidade sexual são tratadas na EJA  em escolas do município de Caruaru/ PE e como as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos docentes refletem e/ou (im)possibilitam (sobre)vivências LGBTQIAPN+. Pesquisa de abordagem qualitativa, com levantamento de informações através de questionário elaborado no Formulário Google Forme, e respostas analisadas à luz  da Análise de Conteúdo (Bardin, 2011) que foram, por meio da frequência de ocorrências nas respostas, categorizadas por eixos temáticos. Os resultados apontam que a discussão da temática diversidade sexual se faz presente nas salas de aula, mesmo que de forma limitada, bem como está presente nas orientações curriculares do Estado de Pernambuco para a EJA, também com pouca inserção, apenas em 3 disciplinas: Educação Física, Ciências e Ensino Religioso. Em relação  à sala de aula, a limitação nas discussões não se dar por conta dos docentes, ocorrendo de forma “aberta”, sem resistência significativa; mas com resistência dos educandos, principalmente os mais idosos em consequência da cultura conservadora religiosa, moral e familiar que são naturalizadas a partir de um padrão heteronormativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Benicio Emanuel Bezerra da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Graduando em Pedagogia- Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste (UFPE/CAA). Integrante do diretório acadêmico Centro Acadêmico de Pedagogia Erton Cabral (CAPed-UFPE/CAA). Membro do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão Educação do Campo e Quilombola (GEPECQ/UFPE/CNPQ). Bolsista do programa de tutoria PET-Infoinclusão. Atuante na educação infantil- Profissional de desenvolvimento infantil. Possui interesse nas áreas de Gênero, Inclusão, Direitos Humanos, Autismo, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.

Maria Fernanda dos Santos Alencar, Universidade Federal de Pernambuco

Profª Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco - Campus Acadêmico do Agreste. Curso de Pedagogia.  Núcleo de Formação Docente. Professora  colaboradora do Mestrado em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste (CCSA/UFPE). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo e Quilombola (GEPECQ/UFPE/CAA); membro do Núcleo de Pesquisa, Extensão e Formação em Educação do Campo (NUPEFEC-UFPE/CAA) e do Centro Paulo Freire: Estudos e Pesquisa. E-mail: mfsalencar@hotmail.com

João Victor da Silva , Universidade Federal de Pernambuco

Graduando em Pedagogia- Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste (UFPE/CAA). Integrante do diretório acadêmico Centro Acadêmico de Pedagogia Erton Cabral (CAPed-UFPE/CAA). Integrante do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação do Campo e Quilombola (GEPECQ/UFPE/CNPQ). Possui interesse nas áreas de Gênero, Inclusão, Direitos Humanos e raça. 

Fernanda Tyelle Silva , Universidade Federal de Pernambuco

Graduanda do Curso de Licenciatura em  Pedagogia ( CAA/UFPE). Membro do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação do Campo e Quilombola (GEPECQ/UFPE/CNPQ).

Referências

ACOSTA, T. Evasão ou expulsão escolar de gays afeminados e travestis das instituições escolares e as vidas que não podem ser vividas. Bagoas - Estudos gays: gêneros e sexualidades, [S. l.], v. 13, n. 20, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/bagoas/article/view/16898 .

ANAMATRA. Cartilha de Direitos da Comunidade LGBTQIAPN+. Entendendo a diversidade e contribuindo para assegurar os direitos da comunidade LGBTQIAPN+. Comissão LGBTQIAPN+. 2024.Disponível em: https://www.anamatra.org.br/images/LGBTQIA/CARTILHAS/Cartilha_Comiss%C3%A3o_LGBTQIAPN.pdf

ARROYO, Miguel Gonzáles. Passageiros da noite: do trabalho para a EJA: itinerários pelo direito de uma vida justa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

ARROYO, Miguel Gonzáles. Currículo, território em disputa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 4.ed. Rev. Ampl. Lisboa: Edições 70, 2011.

HOOKS, Bell. Educação Democrática. In: CASSIO, Fernando (Org.). Educação contra a Bárbarie: por escolas democráticas e a liberdade de ensinar. São Paulo: Boitempo, 2019.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é método Paulo Freire. 7ª ed. São Paulo: Brasiliense; 2006.

CANABARRO, Ronaldo. História e Direitos Sexuais no Brasil: O Movimento LGBT e a discussão sobre a cidadania. Congresso Internacional de História Regional, [s. l.], 2013.

CATELLI Jr, R., ESCOURA, M. Sujeitos da diversidade: a agenda LGBT na educação de jovens e adultos. Olhares: Revista Do Departamento De Educação da Unifesp, 4(1), 2016. p.226–245. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.34024/olhares.2016.v4.524

FERREIRA, Leyse da Cruz; FERREIRA, Maria José de Resende. Desafios da EJA: o espaço escolar para as transexuais e travestis. II Seminário Nacional de Educação, Diversidade Sexual e Direitos Humanos, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/gepss/article/view/3891

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro. Ed. Paz e Terra, 2005.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 30ª ed.; Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.

GUEDES, Robert. Resistência LGBTQIA+ na Ditadura Militar – Um retrato não contado da história do país. 2023. Notícia. Disponível em https://vladimirherzog.org/resistencia-lgbtqia-na-ditadura-militar/.

HOLANDA, Stefani Tamires Alves Ribeiro; ALENCAR, Maria Fernanda dos Santos. Estudantes da EJA e o protagonismo escolar: vozes e marcas da exclusão em busca de vida e cidadania. Instrumento: Rev. Est. e Pesq. em Educação, Juiz de Fora, v. 23, n. 4, p. 849-867, set./dez. 2021. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/30615/23999

JUNQUEIRO, Rogério Diniz. Pedagogia do armário: A normatividade em ação. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 7, n. 13, p. 481-498, jul./dez. 2013.

LOPES, Yéssica. Conceitos de Diversidade- Parte II (continuação da entrevista realizada (v.2, n.3 jan./jun. 2014) com Rogério Junqueira. Rev. Diversidade e Educação, v.2, n.4, p. 4-13, jul./dez. 2014. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/download/6353/4059/0

LOURO, Guacira Lopes. A construção escolar da diferença. In: LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997, pp. 57-87.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org). Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade. 6 a Edição. Petrópolis: Editora Vozes, 1996.

MORAIS, Pâmela. Ideologia de gênero: o que é e qual a polêmica por trás dela?Politize. Caderno Cidadania, Cultura e Sociedade. Publicado em 23/11/2018. Disponível em: https://www.politize.com.br/ideologia-de-genero-questao-de-genero/

VERAS NETO, Amaury. Com a Delicadeza Necessária: o discurso de gênero e sexualidade em livros de literatura infantil. Orientador:Profa. Dra. Rosângela Tenório de Carvalho. 2015. Dissertação (Pós-graduação em educação)- Pós-graduação, [S. l.], 2017.

PERNAMBUCO. Secretaria de Educação e Esportes. Currículo de Pernambuco: Educação de Jovens e Adultos Ensino Fundamental. Pernambuco, 2021.

QUINALHA, R. H. ; GREEN, James. N. Homossexualidades, repressão e resistência durante a ditadura no Rio de Janeiro. In: Comissão da Verdade do Rio de Janeiro. (Org.). Relatório da Comissão da Verdade do Estado do Rio de Janeiro. 1ed.Rio de Janeiro: CEV Rio, 2015, v. 1, p. 146-160.

SOUZA, Letícia Franco de. Sexualidade e gênero na EJA: um olhar sobre materiais didáticos do município de Ribeirão Preto. Jaboticabal, 2022, 239 p. : il. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Jaboticabal Orientadora: Ana Paula Leivar Brancaleoni.

SOUZA, João Francisco de. Prática pedagógica e formação de professores. In: BATISTA NETO, José; SANTIAGO, Eliete (org.). Prática pedagógica e formação de professores. Recife: Universitária da UFPE, 2009.

SOUZA, João Francisco de. Proposta pedagógica: educação de jovens e adultos. Núcleo de Ensino: Pesquisa e Extensão em Educação de Jovens e Adultos e em Educação Popular. Recife, 2003.

SILVA, Ariana Kelly Leandra Silva da. Diversidade sexual e de gênero: a construção do sujeito social. Rev. NUFEN [online]. 2013, vol.5, n.1, pp.12-25. ISSN 2175-2591.

PONTUAL, Pedro de Carvalho. Educação popular e participação social: desafios e propostas para hoje. In: CÁSSIO, Fernando (Org.). Educação contra a barbárie: por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar. Coleção tinta vermelha, 1ª ed., São Paulo: Boitempo, 2019.

PALUDO, Conceição. Educação Popular e Movimentos Sociais. 8’ Seminário Internacional de Educação, FEEVAL, Nova Hamburgo-RS, 2005.

VIANA, Claudia; RAMIRES, Lula. A Eloquência do Silêncio: gênero e diversidade sexual nos conceitos de família veiculados por livros didáticos. Psicologia Política . V. 8. Nº 16 . pp. 345 - 362 . JUL - DEZ 2008

Downloads

Publicado

2024-12-08

Como Citar

BEZERRA DA SILVA , B. E. .; SANTOS ALENCAR, M. F.; SILVA , J. V. da .; SILVA , F. T. . DIVERSIDADE SEXUAL NA EJA E O PAPEL DA EDUCAÇÃO POPULAR: : (SOBRE)VIVÊNCIA DA COMUNIDADE LGBTQIAPN+ NA ESCOLARIZAÇÃO EM TURMAS DE EJA-CARUARU/PE. Revista Educare (Online), [S. l.], v. 11, n. Especial, p. 1–27, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/educare/article/view/72373. Acesso em: 22 dez. 2024.