Integração dos saberes na Pós-Graduação brasileira: seria o PRODEMA uma proposta viável?
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-1268.2017v11n1.31127Resumo
O conceito de interdisciplinaridade ainda gera uma incógnita na formulação de propostas e projetos relacionados no mundo acadêmico. No Brasil, os cursos de Pós-graduação multidisciplinares, têm como proposta integrar competências e habilidades de forma disciplinar, levando o currículo a possuir certo formato transdisciplinar. Neste estudo, objetiva-se apresentar uma análise crítica-construtiva sobre o Programa Regional de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente, PRODEMA, em rede com as instituições brasileiras UFC-UFPI-UFPE-UFPB-UFRN-UFS-UESC. Tal análise baseia-se num levantamento teórico que sustenta a justificativa de Programas multidisciplinares como o PRODEMA: conceitos de interdisciplinaridade, integração dos saberes, método heurístico e teoria da complexidade. Utilizou-se também, como base argumentativa, os antecedentes históricos e a proposta que fundamentou a implantação do Programa, conforme o Seminário Fundacional do PRODEMA, realizado na Universidade Federal de Alagoas, em agosto de 1996. As experiências pessoais dos doutorandos norteiam as críticas apresentadas.
Downloads
Referências
INÁCIO, L. S. Complexidade. Universidade Federal de Santa Catarina. Departamento de Engenharia de alimentos e Engenharia Química. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química. Florianópolis, 2007.
MESQUITA, Á. F. N. Diagnóstico da reestruturação espacial e da dinâmica socioambiental provocadas pelo turismo na orla do cumbuco – Caucaia – Ceará – Brasil. Dissertação de Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA). Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, 158p. 2014.
PEREIRA, W. C. A. O método heurístico em pesquisa. J. Sul-Am. N1. p. 21-27. 1979.
PHILIPPI Jr., A. Interdisciplinaridade em Ciências Ambientais / A. Philippi Jr.,C. E. M. Tucci, D. J. Hogan, R. Navegantes. - São Paulo: Signus Editora, 2000.
POMBO. O. Interdisciplinaridade e Integração dos Saberes. Congresso Luso-Brasileiro sobre Epistemologia e Interdisciplinaridade na Pós-Graduação. Porto Alegre, 2004.
PRODEMA. Seminário Fundacional: Desenvolvimento e Meio Ambiente – Agenda 21 para o Nordeste do Brasil. Maceio: UFAL, 1999
RAMALHO FILHO, Rodrigo de A. (org) Seminário Fundacional do PRODEMA. Maceió: UFAL, 1999.
RODRIGUEZ, J. M. M; SILVA, E. V. Planejamento e gestão ambiental: subsídios da geoecologia das paisagens e teoria geossistêmica. Fortaleza: Edições UFC, 2013.
SILVA JÚNIOR, M. F. Indicativo de padrão para projeto monográfico/dissertativo ou doutoral: estrutura, funções e processos. Universidade Estadual de Santa Cruz. Ilhéus – Bahia.
TEIXEIRA, O. A. Interdisciplinaridade: problemas e desafios. Revista Brasileira de Pós-Graduação – RBPG. n1. p. 57-68. 2004.