Integração dos saberes na Pós-Graduação brasileira: seria o PRODEMA uma proposta viável?

Autores

  • Herbart dos Santos Melo SEBRAE/CE
  • Saulo Roberio Rodrigues Maia Universidade Estadual do Ceará
  • George Satander de Sá Freire Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-1268.2017v11n1.31127

Resumo

O conceito de interdisciplinaridade ainda gera uma incógnita na formulação de propostas e projetos relacionados no mundo acadêmico. No Brasil, os cursos de Pós-graduação multidisciplinares, têm como proposta integrar competências e habilidades de forma disciplinar, levando o currículo a possuir certo formato transdisciplinar. Neste estudo, objetiva-se apresentar uma análise crítica-construtiva sobre o Programa Regional de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente, PRODEMA, em rede com as instituições brasileiras UFC-UFPI-UFPE-UFPB-UFRN-UFS-UESC. Tal análise baseia-se num levantamento teórico que sustenta a justificativa de Programas multidisciplinares como o PRODEMA: conceitos de interdisciplinaridade, integração dos saberes, método heurístico e teoria da complexidade. Utilizou-se também, como base argumentativa, os antecedentes históricos e a proposta que fundamentou a implantação do Programa, conforme o Seminário Fundacional do PRODEMA, realizado na Universidade Federal de Alagoas, em agosto de 1996. As experiências pessoais dos doutorandos norteiam as críticas apresentadas.

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Biografia do Autor

Herbart dos Santos Melo, SEBRAE/CE

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade de Fortaleza-UNIFOR (1994), pós-graduado em incubadoras, consórcio e redes de pequenas empresas pela Organização Internacional do Trabalho OIT Itália (1996), pós-graduado em Consultoria para Micro e Pequena Empresa pela Universidade de São Paulo-USP (1998), especialista em Inovação Tecnológica pela Universidade Estadual do Ceará-UECE (1998), especialista em Engenharia de Produção pelo ICEN/CENTEC (2006), Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraíba - UFPb (2009), Graduado, junto ao INSEAD - The business School for the World, em Gestão Estratégica para Dirigentes Empresariais (2009) e pela WHARTON - University of Pennsylvania, em Strategy and Business Innovation Program. Doutorando em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2014). . Atualmente é gerente - Serviço de Apoio As Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará na área da Indústria. Tem experiência na área de Engenharia Civil com ênfase em Construção Civil e Gestão de Empresas. Atuando, principalmente, nos seguintes temas: empreendedorismo, qualidade, produtividade, gestão de pequena empresa, inovação, tecnologia, gestão ambiental, sustentabilidade e projetos para prospecção e captação de recurso financeiros

Saulo Roberio Rodrigues Maia, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em LICENCATURA EM QUÍMICA pela Universidade Federal do Ceará (2002) e mestrado em CIÊNCIAS MARINHAS TROPICAIS pela Universidade Federal do Ceará (2004). Atualmente é Professor Assistente da Faculdade de Educação de Crateús do curso de Química da Universidade Estadual do Ceará e cursa doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA (em rede UFC-UFPI-UFRN-UFPB-UFPE-UESC-UFS). Tem experiência nas áreas de ensino e pesquisa no Ensino Superior e na Educação Básica, com ênfase em Formação de professores, e em Geociências, com ênfase em Geoquímica ambiental, atuando principalmente no seguinte tema: contaminação ambiental em águas, superficiais e subterrâneas, e em sedimentos costeiros.

George Satander de Sá Freire, Universidade Federal do Ceará

possui graduação em Geologia pela Universidade de Fortaleza (1977), mestrado em Geociências pela Universidade Federal de Pernambuco (1985) e doutorado em Geologie - Universite de Nantes (1989). Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia Marinha, atuando principalmente nos seguintes temas: geologia ambiental, geoquímica e sedimentologia

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Publicado

2017-03-31

Como Citar

MELO, H. dos S.; MAIA, S. R. R.; FREIRE, G. S. de S. Integração dos saberes na Pós-Graduação brasileira: seria o PRODEMA uma proposta viável?. Gaia Scientia, [S. l.], v. 11, n. 1, 2017. DOI: 10.22478/ufpb.1981-1268.2017v11n1.31127. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/gaia/article/view/31127. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Ambientais