Conhecimento tradicional como instrumento para dinamização do currículo e ensino de ciências

Autores

  • Maria Laura Souza Silva IFBA - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA - Campus Vitória da Conquista
  • Geilsa Costa Santos Baptista Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-1268.2018v12n4.38710

Resumo

O presente artigo de revisão teórica tem o objetivo de apresentar a importância do conhecimento tradicional para tornar as aulas de ciências mais atrativas, levando em consideração o contexto cultural e socioambiental dos estudantes. Inicialmente, faz-se uma discussão de como a ciência ocidental se sobrepõe às demais formas de conhecimento, muitas vezes desconsiderando o conhecimento tradicional, tornando estanque e sem aplicação dos conteúdos científicos nos cotidianos dos estudantes. Um ensino de ciências, que leve em consideração apenas o conhecimento oriundo da ciência ocidental, sem considerar a importância do saber tradicional, perde a oportunidade de dialogar com outras formas de conhecimento, o que poderia enriquecer sobremaneira o currículo de ciências. O Pluralismo Epistemológico trabalha com o conhecimento tradicional, levando em consideração a importância da demarcação de saberes – o objetivo aqui não é “transformar” conhecimento tradicional em científico, mas mostrar que cada forma de conhecimento, através de métodos e concepções de vida diferentes, tem sua importância.

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Biografia do Autor

Maria Laura Souza Silva, IFBA - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA - Campus Vitória da Conquista

Professora do Departamento de Ensino, Coordenação de Engenharia Ambiental, Área de Ciências Biológicas.

Geilsa Costa Santos Baptista, Universidade Estadual de Feira de Santana

Professora Titular do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana-BA. Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências

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Publicado

2019-01-21

Como Citar

SOUZA SILVA, M. L.; COSTA SANTOS BAPTISTA, G. Conhecimento tradicional como instrumento para dinamização do currículo e ensino de ciências. Gaia Scientia, [S. l.], v. 12, n. 4, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.1981-1268.2018v12n4.38710. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/gaia/article/view/38710. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Ambientais