Où que tu sois, mon fils: problema de leitura em uma narrativa de Tahar Ben Jelloun em contexto de ensino-aprendizagem do FLE

Autores

  • Rita JOVER-FALEIROS

Palavras-chave:

FLE, leitura literária, problema de leitura, avaliação

Resumo

A pesquisa na área da leitura em Francês Língua Estrangeira (FLE) é objeto de significativa produção (SIMON & GROSSMANN, 2004) seja do ponto de vista teórico, no que diz respeito ao processo de construção de sentido, seja do ponto de vista do desenvolvimento de atividades didáticas. Faltam, entretanto, trabalhos centrados mais propriamente no leitor/aprendente que busquem incorporar o “texto do leitor” (ROUXEL & LANGLADE, 2004) em seus desenvolvimentos teóricos e aplicados. Trazemos aqui resultados parciais de pesquisa sobre atividade de leitura literária em contexto de ensino/aprendizagem de leitura em FLE (Francês Instrumental) pela perspectiva das Representações Interpretativas Verbalizadas (DABÈNE, 1994) como metodologia de coleta de dados, e pela noção de “problema de leitura” (DABÈNE & QUET, 1999), como forma de analisar as leituras realizadas naquele contexto. Palavras-chave: FLE, leitura literária, problema de leitura, avaliação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DABÈNE, Michel “Principes et méthodes d’une évaluation didactique du savoir-lire” In: BOYER, Jean-Yves et al. (dir) Évaluer le savoir-lire. Montréal: Les Éditions Logiques, 1994.

DABÈNE, Michel; QUET, François (dir.). La compréhension des textes au collège: lire, comprendre, interpréter des textes au collège. Grenoble: CRPD/Delagrave, 1999.

DUMORTIER, Jean-Louis. Lire le récit de fiction: Pour étayer un apprentissage: théorie et pratique. Bruxelles: De Boeck Duculot, 2001.

ECO, Umberto. Lector in fabula. São Paulo: Perspectiva, 1985.

GIASSON, Jocelyne. La compréhension en lecture. Bruxelas: De Boeck, 1990

JELLOUN, Tahar Ben. As cicatrizes do Atlas. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2003. edição bilíngue.

JOVER-FALEIROS, Rita. A experiência da leitura literária em um curso de Francês Instrumental. São Paulo: USP, 2006. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8146/tde-10082007-160046/pt-br.php (último acesso em 28 de julho de 2011)

KLEIMAN, Angela. Oficina de leitura. Campinas : Pontes, 2002.

MOIRAND, Sophie. Situations d’écrit. Paris: Clé International, 1979

______ . Une grammaire des textes et des dialogues. Paris : Hachette, 1990.

PIETRARÓIA, Cristina Moerbeck Casadei. Percursos de leitura São Paulo: Annablume, 1997.

ROUXEL, Annie; LANGLADE, Gérard (org). Le sujet lecteur. Rennes, PUR, 2004.

SIMON, Jean-Pascal ; GROSSMANN Francis (eds). Lecture à l'université langue maternelle, seconde et étrangère Bern/ New York : Peter Lang, 2004.

TARDIF, Jacques. L’évaluation du savoir-lire: une question de compétence plutôt que de performance. In BOYER, Jean-Yves et al. (dir) Évaluer le savoir-lire. Montréal: Les Éditions Logiques, 1994.

Downloads

Edição

Seção

Artigos do Dossiê