Práticas de ensino de literatura e de leitura literária

Autores

  • Gabriela Rodella de Oliveira Universidade Federal do Sul da Bahia

Palavras-chave:

Ensino de literatura, Formação do leitor, Leitura literária, Ensino superior, Educação básica

Resumo

Este artigo apresenta possíveis didáticas para o ensino de literatura e de leitura literária em sala de aula no ensino superior, a partir da análise da proposta e da colocação em prática do Componente Curricular Ensino de Literatura e de Leitura Literária do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Linguagens e suas Tecnologias da Universidade Federal do Sul da Bahia. O estudo baseia-se, também, na análise do percurso de formação da autora no ensino superior, assim como de pesquisas com professores de literatura da Educação Básica e com alunos do primeiro ano do Ensino Médio paulistano. Partindo dos conceitos de habitus (BOURDIEU) e de práticas (CHARTIER) e ancorado nas pesquisas sobre o ensino de literatura no Brasil e em didática da literatura de linha francesa, o artigo propõe uma reflexão sobre ações para a formação do leitor literário em um contexto sociocultural precário, no sentido de se garantir efetivamente a inclusão no ensino superior e uma posterior atuação desses sujeitos na educação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Rodella de Oliveira, Universidade Federal do Sul da Bahia

Possui bacharelado em Letras/Alemão e Português pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Sociais da USP (FFLCH), licenciatura em Língua Portuguesa pela Faculdade de Educação da USP (FE-USP), mestrado na área de Linguagem e Educação sobre práticas de leitura literária de professores de português (2008) e doutorado sobre práticas e representações de leitura literária de adolescentes (2013), ambos pela FE-USP. É Professora Adjunta na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Interessa-se por questões relacionadas à leitura literária, suas práticas, representações e ensino, considerando uma perspectiva sócio-cultural e da recepção da literatura, e por questões relativas ao ensino da escrita e da produção textual. É vice-líder do Grupo de Pesquisa Linguagens na Educação (FE-USP), é pesquisadora do Grupo de Pesquisa Sociedade, Educação e Universidade (SEU/UFSB) e do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica (OIIIIPe/UFRJ). É autora de coleção de livros didáticos de Português para o EF II e tem experiência na área de Educação, com ênfase no ensino de Leitura e Produção de Textos, Literatura e Língua Portuguesa, atuando principalmente nas seguintes áreas: ensino de leitura e produção de textos; ensino de leitura literária e de literatura; formação de professor; alfabetização, oralidade e leitura literária; produção e edição de material didático de português para o ensino básico.

Referências

BATISTA, A. A. G. Os professores são não-leitores? In: MARINHO, M.; SILVA, C. S. R. (orgs.). Leituras do professor. Campinas: Mercado de Letras, 1988.

BOURDIEU, P. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2005.

BOURDIEU, P. A distinção. Porto Alegre/São Paulo: Zouk/Edusp, 2006.

BOURDIEU, P.; CHARTIER, R. O sociólogo e o historiador. Tradução de Guilherme João de Freitas Teixeira. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

BRUNER, J.; WEISSER, S. A invenção do ser: a autobiografia e suas formas. In: OLSON, D. R.; TORRANCE, N. Cultura escrita e oralidade. São Paulo: Ática, 1995.

CHARTIER, R. A história cultural. Entre práticas e representações. Lisboa: Difusão Editorial, 1988.

CHARTIER, R. A aventura do livro. Do leitor ao navegador. São Paulo: Unesp/Imprensa Oficial do Estado, 1999.

CITELLI, A. Comunicação e educação: a linguagem em movimento. São Paulo: SENAC Editora, 2004.

ECO, U. Os limites da interpretação. São Paulo: Editora Perspectiva, 1990.

FERREIRA, L. A convivência com os textos. São Paulo: FFCLA, 1970.

FREDERICO, E. Y.; OSAKABE, H. PCNEM – Literatura. Análise crítica. In: MEC/SEB/DEPARTAMENTO DE POLÍTICAS DE ENSINO MÉDIO. Orientações Curriculares do Ensino Médio. Brasília, 2004.

LAJOLO, M. Usos e abusos da literatura na escola. Bilac e a literatura escolar na República Velha. Rio de Janeiro: Globo, 1982.

LEBRUN, M. A emergência e o choque das subjetividades de leitores do maternal ao ensino médio graças ao espaço interpretativo aberto pelos comitês de leitura. In: ROUXEL, A.; LANGLADE, G.; REZENDE, N. L. (orgs.). Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda, 2013.

MACHADO, A. R. O diário de leituras: a introdução de um novo instrumento na escola. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

OLIVEIRA, G. R. O professor de português e a literatura: relações entre formação, hábitos de leitura e práticas de ensino. São Paulo: Alameda, 2013a.

OLIVEIRA, G. R. As práticas de leitura literária de adolescentes e a escola: tensões e influências. 2013. 377 p. Tese (Doutorado em Linguagem e Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013b.

RAZZINI, M. de P. G. O espelho da nação: a Antologia Nacional e o ensino de português e de literatura (1838-1971). 2000. 442p. Tese (doutorado) – Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/270144>. Acesso em: 29 set. 2020.

ROCCO, M. T. F. Literatura/ensino: uma problemática. São Paulo: Ática, 1981.

VIEIRA, A. Análise de uma realidade escolar: o ensino de literatura no 2º grau, hoje. 1988. 317p. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo. Disponível em: <https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-07102008-101148/publico/DissertacaoGabrielaRodella.pdf>. Acesso em: 29 set. 2020.

TAUVERON, C. Direitos do texto e direitos dos jovens leitores: um equilíbrio instável. In: ROUXEL, A.; LANGLADE, G.; REZENDE, N. L. (orgs.). Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda, 2013.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA (UFSB). Projeto Pedagógico de Curso: Licenciatura Interdisciplinar em Linguagens e suas Tecnologias. Itabuna/Porto Seguro/Teixeira de Freitas: 2016.

ZILBERMAN, R. Segundo grau, vestibular e literatura. In: ZILBERMAN, R. A leitura e o ensino de literatura. 2. ed. São Paulo: Contexto, 1988.

ZUMTHOR, P. Performance, recepção, leitura. São Paulo: Cosac Naify, 2014.

Downloads

Publicado

15.10.2020

Edição

Seção

DOSSIÊ: LITERATURA - EDUCAÇÃO, RECEPÇÃO E CIRCULAÇÃO DE OBRAS LITERÁRIAS