Literary reading and teaching practices

Authors

  • Gabriela Rodella de Oliveira Universidade Federal do Sul da Bahia

Keywords:

Literature teaching, Reader training, Literary reading, Higher education, Basic education

Abstract

This paper presents possible didactics for teaching literature and literary reading in higher education based on the analysis of the proposal and the implementation of the curricular component Literature and Literary Reading Teaching, taught in the Interdisciplinary Degree in Languages and its Technologies course of the Federal University of South Bahia, Brazil. It is also draws on my personal experience as a higher education professor as well as on a research carried out with literature teachers in Basic Education and with high school students from São Paulo. Departing from the concepts of habitus (BOURDIEU) and practices (CHARTIER) and anchored in research on literature teaching in Brazil, the text proposes a reflection on the formation of literary readers in a specific socio-cultural context to effectively assure inclusion in higher education and later action of these subjects in basic education

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Gabriela Rodella de Oliveira, Universidade Federal do Sul da Bahia

Possui bacharelado em Letras/Alemão e Português pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Sociais da USP (FFLCH), licenciatura em Língua Portuguesa pela Faculdade de Educação da USP (FE-USP), mestrado na área de Linguagem e Educação sobre práticas de leitura literária de professores de português (2008) e doutorado sobre práticas e representações de leitura literária de adolescentes (2013), ambos pela FE-USP. É Professora Adjunta na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Interessa-se por questões relacionadas à leitura literária, suas práticas, representações e ensino, considerando uma perspectiva sócio-cultural e da recepção da literatura, e por questões relativas ao ensino da escrita e da produção textual. É vice-líder do Grupo de Pesquisa Linguagens na Educação (FE-USP), é pesquisadora do Grupo de Pesquisa Sociedade, Educação e Universidade (SEU/UFSB) e do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica (OIIIIPe/UFRJ). É autora de coleção de livros didáticos de Português para o EF II e tem experiência na área de Educação, com ênfase no ensino de Leitura e Produção de Textos, Literatura e Língua Portuguesa, atuando principalmente nas seguintes áreas: ensino de leitura e produção de textos; ensino de leitura literária e de literatura; formação de professor; alfabetização, oralidade e leitura literária; produção e edição de material didático de português para o ensino básico.

References

BATISTA, A. A. G. Os professores são não-leitores? In: MARINHO, M.; SILVA, C. S. R. (orgs.). Leituras do professor. Campinas: Mercado de Letras, 1988.

BOURDIEU, P. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2005.

BOURDIEU, P. A distinção. Porto Alegre/São Paulo: Zouk/Edusp, 2006.

BOURDIEU, P.; CHARTIER, R. O sociólogo e o historiador. Tradução de Guilherme João de Freitas Teixeira. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

BRUNER, J.; WEISSER, S. A invenção do ser: a autobiografia e suas formas. In: OLSON, D. R.; TORRANCE, N. Cultura escrita e oralidade. São Paulo: Ática, 1995.

CHARTIER, R. A história cultural. Entre práticas e representações. Lisboa: Difusão Editorial, 1988.

CHARTIER, R. A aventura do livro. Do leitor ao navegador. São Paulo: Unesp/Imprensa Oficial do Estado, 1999.

CITELLI, A. Comunicação e educação: a linguagem em movimento. São Paulo: SENAC Editora, 2004.

ECO, U. Os limites da interpretação. São Paulo: Editora Perspectiva, 1990.

FERREIRA, L. A convivência com os textos. São Paulo: FFCLA, 1970.

FREDERICO, E. Y.; OSAKABE, H. PCNEM – Literatura. Análise crítica. In: MEC/SEB/DEPARTAMENTO DE POLÍTICAS DE ENSINO MÉDIO. Orientações Curriculares do Ensino Médio. Brasília, 2004.

LAJOLO, M. Usos e abusos da literatura na escola. Bilac e a literatura escolar na República Velha. Rio de Janeiro: Globo, 1982.

LEBRUN, M. A emergência e o choque das subjetividades de leitores do maternal ao ensino médio graças ao espaço interpretativo aberto pelos comitês de leitura. In: ROUXEL, A.; LANGLADE, G.; REZENDE, N. L. (orgs.). Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda, 2013.

MACHADO, A. R. O diário de leituras: a introdução de um novo instrumento na escola. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

OLIVEIRA, G. R. O professor de português e a literatura: relações entre formação, hábitos de leitura e práticas de ensino. São Paulo: Alameda, 2013a.

OLIVEIRA, G. R. As práticas de leitura literária de adolescentes e a escola: tensões e influências. 2013. 377 p. Tese (Doutorado em Linguagem e Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013b.

RAZZINI, M. de P. G. O espelho da nação: a Antologia Nacional e o ensino de português e de literatura (1838-1971). 2000. 442p. Tese (doutorado) – Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/270144>. Acesso em: 29 set. 2020.

ROCCO, M. T. F. Literatura/ensino: uma problemática. São Paulo: Ática, 1981.

VIEIRA, A. Análise de uma realidade escolar: o ensino de literatura no 2º grau, hoje. 1988. 317p. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo. Disponível em: <https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-07102008-101148/publico/DissertacaoGabrielaRodella.pdf>. Acesso em: 29 set. 2020.

TAUVERON, C. Direitos do texto e direitos dos jovens leitores: um equilíbrio instável. In: ROUXEL, A.; LANGLADE, G.; REZENDE, N. L. (orgs.). Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda, 2013.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA (UFSB). Projeto Pedagógico de Curso: Licenciatura Interdisciplinar em Linguagens e suas Tecnologias. Itabuna/Porto Seguro/Teixeira de Freitas: 2016.

ZILBERMAN, R. Segundo grau, vestibular e literatura. In: ZILBERMAN, R. A leitura e o ensino de literatura. 2. ed. São Paulo: Contexto, 1988.

ZUMTHOR, P. Performance, recepção, leitura. São Paulo: Cosac Naify, 2014.

Published

2020-10-15

Issue

Section

LITERATURE - EDUCATION, RECEPTION AND CIRCULATION OF LITERARY WORKS