Práticas de ensino de literatura e de leitura literária

Auteurs

  • Gabriela Rodella de Oliveira Universidade Federal do Sul da Bahia

Mots-clés :

Ensino de literatura, Formação do leitor, Leitura literária, Ensino superior, Educação básica

Résumé

Este artigo apresenta possíveis didáticas para o ensino de literatura e de leitura literária em sala de aula no ensino superior, a partir da análise da proposta e da colocação em prática do Componente Curricular Ensino de Literatura e de Leitura Literária do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Linguagens e suas Tecnologias da Universidade Federal do Sul da Bahia. O estudo baseia-se, também, na análise do percurso de formação da autora no ensino superior, assim como de pesquisas com professores de literatura da Educação Básica e com alunos do primeiro ano do Ensino Médio paulistano. Partindo dos conceitos de habitus (BOURDIEU) e de práticas (CHARTIER) e ancorado nas pesquisas sobre o ensino de literatura no Brasil e em didática da literatura de linha francesa, o artigo propõe uma reflexão sobre ações para a formação do leitor literário em um contexto sociocultural precário, no sentido de se garantir efetivamente a inclusão no ensino superior e uma posterior atuação desses sujeitos na educação básica.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Gabriela Rodella de Oliveira, Universidade Federal do Sul da Bahia

Possui bacharelado em Letras/Alemão e Português pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Sociais da USP (FFLCH), licenciatura em Língua Portuguesa pela Faculdade de Educação da USP (FE-USP), mestrado na área de Linguagem e Educação sobre práticas de leitura literária de professores de português (2008) e doutorado sobre práticas e representações de leitura literária de adolescentes (2013), ambos pela FE-USP. É Professora Adjunta na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Interessa-se por questões relacionadas à leitura literária, suas práticas, representações e ensino, considerando uma perspectiva sócio-cultural e da recepção da literatura, e por questões relativas ao ensino da escrita e da produção textual. É vice-líder do Grupo de Pesquisa Linguagens na Educação (FE-USP), é pesquisadora do Grupo de Pesquisa Sociedade, Educação e Universidade (SEU/UFSB) e do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica (OIIIIPe/UFRJ). É autora de coleção de livros didáticos de Português para o EF II e tem experiência na área de Educação, com ênfase no ensino de Leitura e Produção de Textos, Literatura e Língua Portuguesa, atuando principalmente nas seguintes áreas: ensino de leitura e produção de textos; ensino de leitura literária e de literatura; formação de professor; alfabetização, oralidade e leitura literária; produção e edição de material didático de português para o ensino básico.

Références

BATISTA, A. A. G. Os professores são não-leitores? In: MARINHO, M.; SILVA, C. S. R. (orgs.). Leituras do professor. Campinas: Mercado de Letras, 1988.

BOURDIEU, P. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2005.

BOURDIEU, P. A distinção. Porto Alegre/São Paulo: Zouk/Edusp, 2006.

BOURDIEU, P.; CHARTIER, R. O sociólogo e o historiador. Tradução de Guilherme João de Freitas Teixeira. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

BRUNER, J.; WEISSER, S. A invenção do ser: a autobiografia e suas formas. In: OLSON, D. R.; TORRANCE, N. Cultura escrita e oralidade. São Paulo: Ática, 1995.

CHARTIER, R. A história cultural. Entre práticas e representações. Lisboa: Difusão Editorial, 1988.

CHARTIER, R. A aventura do livro. Do leitor ao navegador. São Paulo: Unesp/Imprensa Oficial do Estado, 1999.

CITELLI, A. Comunicação e educação: a linguagem em movimento. São Paulo: SENAC Editora, 2004.

ECO, U. Os limites da interpretação. São Paulo: Editora Perspectiva, 1990.

FERREIRA, L. A convivência com os textos. São Paulo: FFCLA, 1970.

FREDERICO, E. Y.; OSAKABE, H. PCNEM – Literatura. Análise crítica. In: MEC/SEB/DEPARTAMENTO DE POLÍTICAS DE ENSINO MÉDIO. Orientações Curriculares do Ensino Médio. Brasília, 2004.

LAJOLO, M. Usos e abusos da literatura na escola. Bilac e a literatura escolar na República Velha. Rio de Janeiro: Globo, 1982.

LEBRUN, M. A emergência e o choque das subjetividades de leitores do maternal ao ensino médio graças ao espaço interpretativo aberto pelos comitês de leitura. In: ROUXEL, A.; LANGLADE, G.; REZENDE, N. L. (orgs.). Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda, 2013.

MACHADO, A. R. O diário de leituras: a introdução de um novo instrumento na escola. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

OLIVEIRA, G. R. O professor de português e a literatura: relações entre formação, hábitos de leitura e práticas de ensino. São Paulo: Alameda, 2013a.

OLIVEIRA, G. R. As práticas de leitura literária de adolescentes e a escola: tensões e influências. 2013. 377 p. Tese (Doutorado em Linguagem e Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013b.

RAZZINI, M. de P. G. O espelho da nação: a Antologia Nacional e o ensino de português e de literatura (1838-1971). 2000. 442p. Tese (doutorado) – Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/270144>. Acesso em: 29 set. 2020.

ROCCO, M. T. F. Literatura/ensino: uma problemática. São Paulo: Ática, 1981.

VIEIRA, A. Análise de uma realidade escolar: o ensino de literatura no 2º grau, hoje. 1988. 317p. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo. Disponível em: <https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-07102008-101148/publico/DissertacaoGabrielaRodella.pdf>. Acesso em: 29 set. 2020.

TAUVERON, C. Direitos do texto e direitos dos jovens leitores: um equilíbrio instável. In: ROUXEL, A.; LANGLADE, G.; REZENDE, N. L. (orgs.). Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda, 2013.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA (UFSB). Projeto Pedagógico de Curso: Licenciatura Interdisciplinar em Linguagens e suas Tecnologias. Itabuna/Porto Seguro/Teixeira de Freitas: 2016.

ZILBERMAN, R. Segundo grau, vestibular e literatura. In: ZILBERMAN, R. A leitura e o ensino de literatura. 2. ed. São Paulo: Contexto, 1988.

ZUMTHOR, P. Performance, recepção, leitura. São Paulo: Cosac Naify, 2014.

Téléchargements

Publiée

2020-10-15

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ: LITERATURA - EDUCAÇÃO, RECEPÇÃO E CIRCULAÇÃO DE OBRAS LITERÁRIAS