Práticas de ensino de literatura e de leitura literária
DOI :
https://doi.org/10.22478/ufpb.1516-1536.2020v22n2.52628Mots-clés :
Ensino de literatura, Formação do leitor, Leitura literária, Ensino superior, Educação básicaRésumé
Este artigo apresenta possíveis didáticas para o ensino de literatura e de leitura literária em sala de aula no ensino superior, a partir da análise da proposta e da colocação em prática do Componente Curricular Ensino de Literatura e de Leitura Literária do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Linguagens e suas Tecnologias da Universidade Federal do Sul da Bahia. O estudo baseia-se, também, na análise do percurso de formação da autora no ensino superior, assim como de pesquisas com professores de literatura da Educação Básica e com alunos do primeiro ano do Ensino Médio paulistano. Partindo dos conceitos de habitus (BOURDIEU) e de práticas (CHARTIER) e ancorado nas pesquisas sobre o ensino de literatura no Brasil e em didática da literatura de linha francesa, o artigo propõe uma reflexão sobre ações para a formação do leitor literário em um contexto sociocultural precário, no sentido de se garantir efetivamente a inclusão no ensino superior e uma posterior atuação desses sujeitos na educação básica.Téléchargements
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