Práticas de ensino de literatura e de leitura literária

Auteurs

  • Gabriela Rodella de Oliveira Universidade Federal do Sul da Bahia

DOI :

https://doi.org/10.22478/ufpb.1516-1536.2020v22n2.52628

Mots-clés :

Ensino de literatura, Formação do leitor, Leitura literária, Ensino superior, Educação básica

Résumé

Este artigo apresenta possíveis didáticas para o ensino de literatura e de leitura literária em sala de aula no ensino superior, a partir da análise da proposta e da colocação em prática do Componente Curricular Ensino de Literatura e de Leitura Literária do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Linguagens e suas Tecnologias da Universidade Federal do Sul da Bahia. O estudo baseia-se, também, na análise do percurso de formação da autora no ensino superior, assim como de pesquisas com professores de literatura da Educação Básica e com alunos do primeiro ano do Ensino Médio paulistano. Partindo dos conceitos de habitus (BOURDIEU) e de práticas (CHARTIER) e ancorado nas pesquisas sobre o ensino de literatura no Brasil e em didática da literatura de linha francesa, o artigo propõe uma reflexão sobre ações para a formação do leitor literário em um contexto sociocultural precário, no sentido de se garantir efetivamente a inclusão no ensino superior e uma posterior atuação desses sujeitos na educação básica.

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Biographie de l'auteur

Gabriela Rodella de Oliveira, Universidade Federal do Sul da Bahia

Possui bacharelado em Letras/Alemão e Português pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Sociais da USP (FFLCH), licenciatura em Língua Portuguesa pela Faculdade de Educação da USP (FE-USP), mestrado na área de Linguagem e Educação sobre práticas de leitura literária de professores de português (2008) e doutorado sobre práticas e representações de leitura literária de adolescentes (2013), ambos pela FE-USP. É Professora Adjunta na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Interessa-se por questões relacionadas à leitura literária, suas práticas, representações e ensino, considerando uma perspectiva sócio-cultural e da recepção da literatura, e por questões relativas ao ensino da escrita e da produção textual. É vice-líder do Grupo de Pesquisa Linguagens na Educação (FE-USP), é pesquisadora do Grupo de Pesquisa Sociedade, Educação e Universidade (SEU/UFSB) e do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica (OIIIIPe/UFRJ). É autora de coleção de livros didáticos de Português para o EF II e tem experiência na área de Educação, com ênfase no ensino de Leitura e Produção de Textos, Literatura e Língua Portuguesa, atuando principalmente nas seguintes áreas: ensino de leitura e produção de textos; ensino de leitura literária e de literatura; formação de professor; alfabetização, oralidade e leitura literária; produção e edição de material didático de português para o ensino básico.

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Publiée

2020-10-15

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ: LITERATURA - EDUCAÇÃO, RECEPÇÃO E CIRCULAÇÃO DE OBRAS LITERÁRIAS