Recortes da prisão: um mosaico de experiências literárias nas prisões federais brasileiras

Autores

  • Maria Luzineide P. da Costa Ribeiro

Palavras-chave:

Recepção-literária, Remição de pena, Confinamento extremo, Regime Disciplinar Diferenciado, Liberdade

Resumo

Este artigo propõe-se a reunir recortes da prática literária na prisão, por meio de relatos e depoimentos de leitores encarcerados, que corporificam e legitimam, à luz de teóricos importantes da Estética da Recepção, a prática da leitura na prisão como atividade emancipadora. Aqui, interessa-nos a figura desse leitor, seu comportamento e os impactos da sua prática de leitura, sobretudo considerando a política pública de remição de pena pela leitura instituída pela Portaria Conjunta nº 276/2012, do Ministério da Justiça e do Departamento Penitenciário Nacional. Trata-se de recortes de relatos e depoimentos produzidos por presos das Penitenciárias Federais de Campo Grande (MS) e Catanduvas (PR), em Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), entre os anos de 2010 e 2013, no âmbito de pesquisa de doutoramento. Os resultados reforçam a relevância da leitura no cárcere para além da ideia de remição de pena.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Luzineide P. da Costa Ribeiro

Pós-doutoranda do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Direito (UnB) na linha de pesquisa: Criminologia, Estudo Étnico-raciais e de gênero, Doutora em Teoria Literária e Literaturas pela Universidade de Brasília. E-mail: marialuzineide@gmail.com

Referências

BRASIL. Lei n. 7.210, de 11 de julho de 1984. Institui a Lei de Execução Penal. Diário Oficial da União, Brasília, 13 jul. 1984. Disponível em: Acesso em: 20 fev. 2020.

BRASIL. Ministério da Justiça, Departamento Penitenciário Nacional, Sistema Penitenciário Federal. Portaria n. 276 de 20 de junho de 2012. Dados disponíveis e <https://www.cjf.jus.br/cjf/documentos/portaria_remissaopelaleitura.pdf/view>. Acesso em: 27 jan. 2012.

BARATTA, Alessandro. Ressocialização ou controle social: uma abordagem crítica da “reintegração social” do sentenciado. Universidade de Saarland, RFA, Alemanha Federal. Disponível em < http://www. eap. sp. gov. br/pdf/ressocializacao. pdf>. Acesso em: maio 2020.

BARTHES, Roland. O prazer do texto. Trad. Maria Margarida Barahona. Pref. Eduardo Prado Coelho. Lisboa: Ed. 70, 1983.

BRASIL. Ministério da Justiça, Departamento Penitenciário Nacional, Sistema Penitenciário Federal. I Anuário do Sistema Penitenciário Federal, 2015.

CÂNDIDO, Antônio. Literatura e sociedade. São Paulo: Nacional, 2006.

CHIES, Luiz Antônio Bogo. A questão penitenciária. Tempo Social, v. 25, n. 1, p. 15- 36, 2013.

COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria. Belo Horizonte: UFMG, 2001.

DOSTOIÉVSKI, Fiódor. Crime e castigo. Editorial Presença, 2011.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. Nascimento da Prisão. Trad. Raquel Ramalhete. 23a Ed. Rio de Janeiro: Ed. Vozes, 1997.

GOFFMAN, E. Manicômios, Prisões e Conventos. São Paulo, Editora Perspectiva, 1990.

ISER, Wolfgang. O ato de leitura: uma teoria do efeito estético. São Paulo: Ed. 34, 1996.

JAUSS, Hans Robert. A estética da recepção: colocações gerais. In: LIMA, Luiz Costa. A literatura e o leitor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

JAUSS, Hans Robert. A história da literatura como provocação à teoria literária. Ed. Ática, 1994.

JAUSS, Hans Robert. O prazer estético e as experiências fundamentais da poiesis, aisthesis e katharsis. A literatura e o leitor: textos de estética da recepção. Rio de Janeiro: Paz e Terra, v. 16, p. 2-18, 1979.

JOHN, V. M. Palavras da salvação: as representações da leitura na prisão. 2004. 193 f. 2004. Tese de Doutorado. Dissertação (Mestrado em Educação) –Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

JOUVE, Vincent. A leitura. São Paulo: Ed. Unesp, 2002.

LEMGRUBER, Julita. Prisões do Brasil. Um pacote de equívocos que gera e mantém o caos. IHU ON-LINE – Revista do Instituto Humanitas Unisinos, nº 471, ano XV, 31- 08-2015.

MARTHA, Alice Aurea Penteado. Leituras na prisão. Maringá: Eduem, 2011.

MASSI, Fernanda, NAKAGOME, Patrícia Trindade (Org.). Desumanização na

literatura. São Paulo: Mé Parió Revolução, 2015.

RAMOS, Graciliano. Memórias do cárcere. Rio de Janeiro/São Paulo: Record, 2008.

RIBEIRO, Maria Luzineide P. da Costa. O mundo como prisão e a prisão no mundo: Graciliano Ramos e a formação do leitor em presídios do Distrito Federal. Dissertação (Mestrado em Literatura) – Instituto de Letras. Brasília: Universidade de Brasília, 2012.

SARTRE, Jean Paul. O imaginário. Tradução de Duda Machado. São Paulo:

Editora Ática, 1996.

SELIGMANN-SILVA, Márcio (Org.). História, memória, literatura: o testemunho na Era das Catástrofes. Campinas: Editora da Unicamp, 2003.

ZALUAR, Alba. Integração perversa: pobreza e tráfico de drogas. FGV Editora, 2004

Downloads

Publicado

15.10.2020

Edição

Seção

DOSSIÊ: LITERATURA - EDUCAÇÃO, RECEPÇÃO E CIRCULAÇÃO DE OBRAS LITERÁRIAS