Utopia, distopia e a insatisfação com a realidade em A Cidade das Damas de Christine de Pizan e O Último Homem de Mary Shelley

Autores

  • Janile Pequeno SOARES UFPB

Palavras-chave:

Pizan, Shelley, Utopia, Distopia

Resumo

Este trabalho tem por objetivo levantar considerações a respeito dos pontos que unem a utopia de Christine de Pizan A Cidade das Damas, escrita em 1405, final do período medieval, e a distopia de Mary Shelley O Último Homem, texto escrito em 1826, início do século XIX. O texto de Pizan, a primeira utopia feminista escrita por uma mulher, nos coloca diante de argumentos que empoderam as capacidades intelectuais da mulher, problematizando seu papel na sociedade e trazendo alternativas para a desconstrução do pensamento misógino em relação às mulheres, através de um projeto utópico que cria a cidade ideal onde as mulheres têm espaço e voz. Já no texto de Shelley, primeira obra pós-apocalíptica/distópica escrita por uma mulher, encontramos o desenvolvimento de um mundo onde o projeto humano falhou devido à vontade de poder exacerbada, egoísmo e falta de amor nas relações sociais, fazendo com que a humanidade seja tomada por uma praga que poupa apenas um único sujeito. Imune à praga, o último homem descreve o fim da humanidade em meio a ponderações sobre fraqueza humana diante de suas intencionalidades monstruosas, o que impede a construção de uma sociedade justa. Escritos em épocas diferentes e com abordagens do mundo diferentes, os textos de Pizan e Shelley se unem diante do mesmo ponto que une o pensamento utópico ao distópico: a insatisfação com a realidade, e este é o ponto central de nossa análise. Para tanto, utilizaremos o apoio teórico de Garretas (1995), Deplagne (2012), Booker (1994), Cavalcanti (2006), Moylan (2016).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOOKER, M. Keith. Dystopian literatures: a theory and research guide. London: Greenwood Press, 1994.

CLAEYS, Gregory. Dystopia: a natural history. Oxford: Oxford University Press, 2017.

CLAEYS, Gregory. The origins of dystopia: Wells, Huxley and Orwell. In: CLAEYS, Gregory. The Cambridge Companion to Utopian Literature. United Kingdom: Cambridge University Press, 2010.

GORDIN, Michel D; TILLEY, Hellen; PRAKASH, Gyan. Utopia/dystopia: conditions of historical possibility. United Kingdom: Pinceton University Press, 2010.

MORE, Thomas. A Utopia. São Paulo: Edipro, 2016.

PIZAN, Christine. A Cidade das damas. Tradução e apresentação de Luciana Eleonora de Freitas Calado Deplagne. Florianópolis: Editora Mulheres, 2012.

PURKAR, Namrata. Dystopian writing as a part of science fiction. In: BITE, Vishwanath (ed). The Criterion: An International Journal in English. Vol. IV - Issue V. October, 2013.

SHELLEY, Mary. The Last Man. Edição bilíngue. Tradução de Marcella Machado C. Furtado. São Paulo: Editora Landmark, 2007.

VIEIRA, Fátima. The concept of utopia. In: CLAYERS, Gregory (ed.). The Cambridge companion to utopian literature. United Kingdom: Cambridge University Press, 2010.

Downloads

Publicado

28.12.2017

Edição

Seção

Artigos do Dossiê