A Ciência da Informação e o pensamento de Bruno Latour: implicações para a análise de redes sociais

Autores

  • André Luiz Dias de França UFPB
  • Júlio Afonso Sá de Pinho Neto UFPB
  • Guilherme Ataíde Dias UFPB

Palavras-chave:

Ciência da Informação, Redes Sociais, Análise de Redes Sociais, Teoria Ator-Rede, Bruno Latour

Resumo

Trata-se de um trabalho realizado resultante da discussão entre um então mestrando e dois docentes doutores do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba. Nesse âmbito, analisou-se que contribuições a Teoria Ator-Rede, defendida por Bruno Latour e John Law, pode trazer, através de um diálogo com a Ciência da Informação, em particular, a abordagem metodológica de Análise de Redes Sociais. Por meio de análise bibliográfica das obras dos autores da referida teoria, foram observados três aspectos em comum mantidos com a Ciência da Informação: os conceitos de modernidade e pós-modernidade, a noção de informação e a perspectiva social de atores de uma rede. Assim, o estudo fez parte da revisão bibliografia em que se buscou analisar o fluxo de informações no Sistema Nacional de Transplantes no Brasil e que resultou em uma dissertação de mestrado intitulada: A Estrutura do Fluxo Informacional do Sistema Nacional de Transplantes: uma investigação sob a óptica da análise de redes sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Luiz Dias de França, UFPB

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Relações Públicas no Cerimonial da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Júlio Afonso Sá de Pinho Neto, UFPB

Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Guilherme Ataíde Dias, UFPB

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo, Brasil. Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Downloads

Publicado

2015-04-09

Como Citar

França, A. L. D. de, Pinho Neto, J. A. S. de, & Dias, G. A. (2015). A Ciência da Informação e o pensamento de Bruno Latour: implicações para a análise de redes sociais. Informação &Amp; Sociedade, 25(1), 144. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/137

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa