Práticas informacionais expositivas: um estudo sobre o Museu Casa de José Américo

Autores

  • Tahis Virgínia Gomes da Silva UFPB
  • Carlos Xavier de Azevedo Netto UFPB

Palavras-chave:

Ciência da Informação e Museologia. Práticas informacionais – Exposições museológicas. Semiótica - Método de pesquisa

Resumo

A Ciência da Informação e a Museologia apresentam abertura para o diálogo disciplinar. Ambas as áreas interessam-se pelas exposições museológicas (LOUREIRO, LOUREIRO, SILVA, 2008; MORAES, 2008) compreendidas como o principal veículo de criação de significação social do museu. Esse artigo, fruto de dissertação, objetivou analisar a narrativa expositiva do Museu Casa de José Américo (CJA) a partir da caracterização da formação e o funcionamento das suas estruturas expositivas, enquanto práticas de informação, caracterizando-se como uma análise descritiva, de caráter também exploratório. Aborda as temáticas: Relação dialógica Ciência da Informação e Museologia; Exposições Museológicas e Práticas Informacionais em contexto museológico. O universo da pesquisa é a exposição permanente do Museu Casa de José Américo, localizado na cidade de João Pessoa - PB, cujo acervo representa a vida e obra do escritor e político José Américo. É utilizada como método de pesquisa a Análise Semiótica. Para a coleta de dados foi utilizada a técnica da observação qualitativa direta e não participativa e a entrevista não dirigida e informal com a museóloga que planejou e montou a exposição do Museu CJA. Concluiu-se que a exposição museológica pode ser estudada como campo e objeto de pesquisa da Ciência da informação. Compreender as instituições museológicas como produtoras de informação e construtoras de representações através de fragmentos da realidade ali representados na cultura material expressa nos objetos expostos é perceber o museu como espaço de produção de significação Portanto, a análise dos fenômenos informacionais, com foco na memória cultural coletiva, perpassa pela relação com a análise semiótica, através da qual é possível construir modelos metodológicos para o estudo da informação enquanto suporte da memória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tahis Virgínia Gomes da Silva, UFPB

Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Bibliotecária do Centro de Ciência da Saúde da Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Carlos Xavier de Azevedo Netto, UFPB

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Bolsista de Produtividade de Pesquisa do CNPq, nível 2.

Downloads

Publicado

2013-10-13

Como Citar

Silva, T. V. G. da, & Azevedo Netto, C. X. de. (2013). Práticas informacionais expositivas: um estudo sobre o Museu Casa de José Américo. Informação &Amp; Sociedade, 23(3). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/15393

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa