A interlocução entre Ciência da Informação e Biblioteconomia no Brasil

Autores

  • Dalgiza Andrade Oliveira UFMG
  • Marlene Oliveira UFMG

Palavras-chave:

Ciência da Informação. Biblioteconomia. Interdisciplinaridade, Ensino. Pesquisa.

Resumo

A partir de pesquisas e idéias de diferentes autores, o artigo discorre sobre a interlocução entre Ciência da Informação (CI) e Biblioteconomia, apresenta algumas reflexões de um estudo sobre essa relação, abordando a origem e desenvolvimento dessas áreas no Brasil, suas aproximações e distanciamentos. Como principais resultados: mostra a interdisciplinaridade no ensino de ambas nas escolas que as abrigam tanto a Biblioteconomia quanto a CI; que os mesmos professores ensinam na graduação e na pós-graduação stricto sensu; que as temáticas e os conceitos da CI se refletem nas ementas das disciplinas dos cursos de Biblioteconomia e que a relação inversa também acontece; que a Biblioteconomia carrega uma matriz disciplinar que é quase consenso entre os cursos sobre a formação do bibliotecário e a formação da CI encontra-se mais dispersa, fragmentada; que a dispersão de temáticas na formação do perfil do mestre ou doutor pode ser creditada às diferentes linhas de pesquisa que orientam tais programas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dalgiza Andrade Oliveira, UFMG

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Professora Adjunta da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.

Marlene Oliveira, UFMG

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, Brasil. Professora Associada da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.

Downloads

Publicado

2014-01-09

Como Citar

Oliveira, D. A., & Oliveira, M. (2014). A interlocução entre Ciência da Informação e Biblioteconomia no Brasil. Informação &Amp; Sociedade, 23(3). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/17820

Edição

Seção

Artigos de Revisão