O caráter implícito da mediação da informação

Autores

  • João Arlindo dos Santos Neto Universidade Estadual de Londrina, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" http://orcid.org/0000-0003-1833-911X
  • Oswaldo Francisco de Almeida Júnior Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho"

Palavras-chave:

Mediação da informação, Mediação implícita, Interferência do bibliotecário, Análise do discurso.

Resumo

Discute o caráter implícito da mediação da informação no âmbito de trabalho do bibliotecário, a partir de embasamento teórico e da análise do discurso de profissionais que atuam em uma biblioteca universitária. Aborda os aspectos conceituais do termo mediação da informação a partir de diferentes perspectivas, mas principalmente sob a ótica das pesquisas da Ciência da Informação e apresenta possibilidades de mediação implícita, dando ênfase a interferência realizada pelo profissional da informação. Possui caráter teórico, abordagem qualitativa, natureza exploratória e quanto ao método caracteriza-se como pesquisa bibliográfica e de campo. Como resultados apresenta o panorama da mediação implícita, as dimensões sociais, éticas e informacionais presentes nessa mediação e que estão pautadas no fazer do bibliotecário. Conclui que a mediação implícita da informação é pouco lembrada e discutida nas investigações da área, enquanto a mediação explícita é mais investigada e debatida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Arlindo dos Santos Neto, Universidade Estadual de Londrina, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho"

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil. Professor Assistente da Universidade Estadual de Londrina, Brasil. Doutorando  no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Brasil.

Oswaldo Francisco de Almeida Júnior, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho"

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, Brasil. Professor Associado da Universidade Estadual de Londrina, Brasil. Docente permanente do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-08-25

Como Citar

Santos Neto, J. A. dos, & Almeida Júnior, O. F. de. (2017). O caráter implícito da mediação da informação. Informação &Amp; Sociedade, 27(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/29249

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa