O uso da técnica de incidente crítico na avaliação do impacto de treinamento em pesquisa bibliográfica para mestrandos e residentes da área da saúde
Palavras-chave:
Competência em informação, Impacto de treinamento, Habilidades de pesquisa. Bases de dados, Incidente crítico.Resumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar o impacto de um treinamento em pesquisa bibliográfica na base de dados Medline e do Portal de Pesquisa da BVS, no comportamento de busca informacional dos mestrandos e residentes do Campus Saúde da Universidade Federal de Minas Gerais.
Utilizamos a técnica do incidente crítico para avaliar o impacto do treinamento nas atividades profissionais e de formação dos mestrandos e residentes.
Realizamos uma pesquisa básica descritiva utilizando abordagem quantitativa e qualitativa. A pesquisa utilizou uma amostra não aleatória composta pelos mestrandos e residentes que aceitaram participar de um treinamento com carga horária de 15 horas.
A coleta dos dados foi realizada por meio de um questionário, utilizando a técnica do incidente crítico, respondido pelos alunos entre quatro e cinco meses após o término do treinamento. Comparamos duas situações de pesquisa relatadas pelos alunos ocorridas antes e depois do treinamento.
Verificamos que os conhecimentos e habilidades adquiridos pelos alunos foram transferidos para as suas atividades profissionais e de formação. O uso da técnica de incidente crítico se mostrou muito eficaz para avaliar o impacto do treinamento nas atividades profissionais dos participantes e esperamos que o seu uso neste trabalho motive outros pesquisadores para a sua utilização.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade de INFORMAÇÃO & SOCIEDADE, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.