Rede de Bibliotecas Escolares em Portugal: um programa modelo

Autores

Palavras-chave:

Biblioteca Escolar, Programa de Rede de Bibliotecas Escolares - PRBE Portugal, Rede de Bibliotecas Escolares - RBE

Resumo

Este artigo pretende descrever alguns aspectos do Programa de Rede de Bibliotecas Escolares – PRBE de Portugal. Um dos objetivos é apresentar ao leitor brasileiro os princípios, a estrutura e as ações do PRBE, de modo a poder proporcionar subsídios de informação e inspiração para reflexões e práticas sobre um projeto de rede de bibliotecas escolares em âmbito nacional. O PRBE procura se desenvolver em uma filosofia de Rede, com parcerias de diferentes agentes educativos, provenientes de diversos estratos da sociedade portuguesa. O artigo também aborda considerações sobre origens, princípios, padrões de qualidade, funções, ações e projetos do Programa. Com relação aos procedimentos metodológicos, utilizamos como método científico a pesquisa exploratória e a entrevista como técnica de investigação. Como considerações finais, pode se dizer que o PRBE contribui para a formação social e política do cidadão, pois é um espaço que, dada sua natureza, promove a leitura e o conhecimento.

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Biografia do Autor

Claudio Marcondes Castro Filho, Universidade de São Paulo.

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Departamento de Educação, Informação e Comunicação. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação UNESP de Marília. Políticas Públicas Educacionais. Biblioteca Escolar. Geração e Uso da Informação.

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Publicado

2018-12-28

Como Citar

Castro Filho, C. M. (2018). Rede de Bibliotecas Escolares em Portugal: um programa modelo. Informação &Amp; Sociedade, 28(3). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/38058

Edição

Seção

Artigos de Revisão