OPAC 2.0: análise das propriedades, serviços e recursos da Web 2.0
Palabras clave:
OPAC 2.0, Web 2.0, Recursos 2.0, CatálogosResumen
Nos últimos anos, Catálogos Online de Acesso Público (OPAC) vêm passando por transformações devido ao desenvolvimento tecnológico e por uma susposta exigência de usuários acostumados com serviços mais interativos proporcionados pela Web 2.0. Na tentativa de atender aos anseios dos usuários observa-se em alguns estudos a proposição do desenvolvimento do OPAC 2.0. Neste caso, obverva-se que se o OPAC 2.0 é aquele que está alinhando ao conceito Web 2.0 e faz uso seus mecanismos, considera-se oportuno investigar através de um estudo exploratório as proriedades da Web 2.0, como os princípios, serviços e recursos que dão origem ao proposto OPAC 2.0. Este estudo visa, portanto, proporcionar maior clareza quanto as propriedades da Web 2.0 em relação ao que se espera de um OPAC 2.0. Para esta tarefa recorreu-se a literatura especializada para estabelecer pontos de ligação entre Web 2.0 e Ciência da Informação (CI) e identificar métodos de avaliar, classificar ou identificar elementos da Web 2.0 em serviços de informação. O resultado da pesquisa indica que a literatura especializada ainda carece de fundamentação teórica e procedimentos técnicos para avaliar OPAC que venham a reivindicar o “selo” 2.0. Concluí-se que sem as devidas reflexões e esclarecimento, corre-se o risco de desenvolver serviços desalinhados às reais necessidades dos usuários.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2018-08-28
Cómo citar
Dias, R. G., & Dias, C. da C. (2018). OPAC 2.0: análise das propriedades, serviços e recursos da Web 2.0. Informação &Amp; Sociedade, 28(2). Recuperado a partir de https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/38423
Número
Sección
Artigos de Revisão
Licencia
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade de INFORMAÇÃO & SOCIEDADE, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.