Educación en información

una proposición terminológica y conceptual

Autores/as

  • Marianna Zattar Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Maria de Fatima S.O. Barbosa UFRJ
  • Jussara Borges UFRGS

Palabras clave:

Educación para la información, Lingüística, Alfabetización informacional

Resumen

A proposta deste artigo é trazer uma discussão sobre a noção de educação em informação sob o ponto de vista terminológico e conceitual. Para tanto, o artigo discute a compreensão por trás do termo “educação em informação” no campo de estudos da Informação a partir da perspectiva da Linguística. Essa discussão considera a perspectiva social da informação na medida em que a educação pode promover a crítica. Conclui que a educação em informação é um processo no qual o sujeito social utiliza os aportes recebidos da educação para construir sentido e realizar uma avaliação crítica da realidade construindo a informação.

 

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Biografía del autor/a

Marianna Zattar, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Adjunta do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestra e Doutora em Ciência da Informação pelo PPGCI/IBICT-UFRJ, com Pós-doutoramento pela Universidade Federal de Minas Gerais. Membro da Rede de Competência em Informação do estado do Rio de Janeiro (RedeCoInfo).

Maria de Fatima S.O. Barbosa, UFRJ

Professora Adjunta do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Professora no Mestrado Profissional em Letras da UFRJ (ProfLetras). Doutora em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ (PPGL), com Pós-doutoramento em Ciência da Informação pelo PPGCI/IBICT.

Jussara Borges, UFRGS

Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas (Póscom-UFBA). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFRGS. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Citas

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Publicado

2024-03-13

Cómo citar

Zattar, M., Barbosa, M. de F. S., & Borges, J. (2024). Educación en información: una proposición terminológica y conceptual. Informação &Amp; Sociedade, 33. Recuperado a partir de https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/67651

Número

Sección

Artigos de Revisão