Foco e Escopo

L E T R A S  &  I D E I A S é uma revista eletrônica de acesso livre da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) vinculada ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) e ao Programa de Pós-Graduação de Letras (PPGL). Publica trabalhos inéditos na área de Letras, especialmente nas linhas de pesquisa do programa de pós-graduação. Seu objetivo é possibilitar a divulgação de colaborações inéditas de textos científicos nas áreas de Linguagem, Literaturas e Artes que se vinculem às seguintes linhas de pesquisa do PPGL:

  • Estudos Culturais e de Gênero
  • Leituras Literárias
  • Poéticas da Subjetividade
  • Tradição de Modernidade
  • Estudos Clássicos
  • Estudos Medievais
  • Tradução e Cultura
  • Estudos Semióticos

 

Processo de Avaliação pelos Pares

A Editoria e/ou a Comissão Editorial encaminha os trabalhos aos membros do Conselho Editorial cujos críterios formais de submissão tenham sido inicialmente atendidos. O Conselho, por sua vez, indica, pelo menos, dois pareceristas entre eles ou entre consultores da comunidade acadêmica/científica especializados na temática.

A leitura cega do conteúdo pelos pares privilegia o anonimato dos autores e dos pareceristas com o objetivo de garantir a recomendação de publicação a mais imparcial possível, baseando-se sobretudo na mensuração da qualidade do texto avaliado. Realizada a avaliação, a Editoria e/ou a Comissão entra em contato com o autor, encaminhando a decisão.

Em caso de aceite para publicação, o autor deve proceder eventuais ajustes, a partir das recomendações dos pareceristas, enviando as versões seguintes dentro do prazo hábil para continuidade do cronograma. A aceitação final para publicação do texto fica condicionada à efetivação dos ajustes e à averiguação final, pela Editoria e/ou Comissão Editorial, do cumprimento integral das normas, das recomendações e dos processos de avaliação emitidos pela L E T R A S  &  I D E I A S.

 

Periodicidade

A revista tem periodicidade semestral. A publicação é prevista, a cada ano, para primavera e outono em dois números semestrais regulares, além de um número especial anual decorrente do Seminário de Dissertações e Teses do Programa de Pós-Graduação em Letras. 

Os artigos aparecem eletronicamente no site assim que os processos de revisão e de diagramação estiverem terminados.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.