• v. 2 n. 2 (2018)

    A revista L E T R A S   &   I D E I A S dá continuidade ao seu projeto de retomada e obtém êxito na trajetória focada em trazer diversidade nos trabalhos que publica em torno dos estudos da Literatura, das Artes e das Linguagens. Esta breve jornada de 2018 já se anuncia com outros novos desafios perante a conjuntura política que se reflete nos campos dos saberes das Humanidades com evidenciado receio neste final de segundo semestre. Todavia, é do modo como operam a representação estética e o pensamento artístico que a própria sociedade se con-forma em sua estrutura de corpo, corpo político, corpo de manifestações plurais, corpo de desejos. O nosso desejo persiste no afrontamento desses obstáculos e por meio da esperança, de que tempos árduos exigem ideias, liberdades e produções ainda mais múltiplas.

  • v. 2 n. 1 (2018)

    A revista L E T R A S  &  I D E I A S está em processo de retomada e lança o presente número com a preocupação de fazer jus a todas as atualizações exigidas nesse novo momento. Momento de transformações que prenuncia um zelo cada vez maior para com a pesquisa acadêmica no campo das Letras, da Literatura e das Linguagens em geral, e demanda resistência e dedicação para manter-se firme e com qualidade. Com muitas dificuldades em seu processo de adequação e melhora, o presente número é resultado de um aprendizado que não cessa – e nem pretende –, pois “retorna das cinzas” para, de modo muito mais organizado, alçar novos voos, consolidar parcerias e reafirmar a importância da divulgação de estudos técnicos e científicos sem os quais não teríamos uma educação superior livre, democrática e ampla, como todos que nela acreditam desejam. A partir de diversas temáticas, esta publicação permaneceu com sua perspectiva plural e apresenta colaborações que alargam horizontes e registram, com bastante competência, ideias e olhares singularmente relevantes.

  • v. 1 n. 1 (2016)

    O volume inaugural da revista Letras e Ideias traz nove artigos que exploram efeitos e representações de diferentes linguagens. São abordados temas como a linguagem de Libras, a linguagem virtual (como o Twitter) e textos traduzidos. Além disso, são abordadas representações de diferentes tipos de linguagem, estas que encorporam conceitos e preconceitos, que são construídos e desconstruídos a depender de nossas descobertas e reflexões.