O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

  • Os arquivos para submissão estão em formato DOC, DOCX ou RTF (independente do editor do texto ser Microsoft Word, Apache OpenOffice, Libre Office ou BROffice) e não ultrapassam 5MB.

  • Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex: http://www.ibicit.br) estão ativos e prontos para clicar.

  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.

  • A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades do Editor de Texto, assegurando a Avaliação por Pares Cega.

Diretrizes para Autores

A revista L E T R A S  &  I D E I A S recebe trabalhos de qualquer membro da comunidade acadêmica de Letras e áreas afins. A publicação dá preferência a submissões de autores regularmente vinculados em cursos de nível de pós-graduação. Para aqueles em nível de graduação, os trabalhos submetidos serão recebidos apenas com co-autoria de o(a) professor(a) orientador(a).

Os originais encaminhados devem seguir as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT):

  • NBR 6022 - Apresentação de artigos de publicações periódicas
  • NBR 6023 - Referências bibliográficas
  • NBR 6024 - Numeração progressiva das seções de um documento
  • NBR 6028 - Resumos
  • NBR 10520 - Apresentação de citações em documentos

O sistema de submissões aplica a avaliação cega pelos pares. Por essa razão, o(s) nome(s) do(s) autor(es), a afiliação institucional, titulação e e-mails de cada autor não devem constar identificados no trabalho.

Os artigos devem ter no mínimo 10 (dez) e no máximo 20 (vinte) páginas, incluindo ilustrações e referências bibliográficas. O conteúdo dos artigos deve explicitar, sempre que possível: objetivos, revisão da literatura, metodologia, resultados, conclusões, perspectivas do estudo e referências.

As resenhas (de até dois anos de publicação) deverão ter, no máximo, 6 (seis) páginas e as entrevistas deverão ter de 4 (quatro) a 20 (vinte) páginas.

Os quadros e tabelas devem ser enviados em preto-e-branco e sem sombreamentos. Os gráficos e ilustrações podem ser enviados em escala de cinza ou coloridos. Todos devem acompanhar legendas, créditos e/ou fonte. Essas figuras e dados tabulados incorporados de outros programas, por precaução, devem ser enviados como documentos suplementares no ato de submissão. As imagens digitais (fotogramas, recortes e/ou detalhes) devem possuir uma resolução mínima de 300 d.p.i. e, nos casos em que haja excesso delas que comprometa o tamanho máximo do arquivo submetido, devem ser encaminhadas em separado e devidamente identificadas em formato JPG, PNG ou TIF. O uso de quaisquer imagens é de inteira responsabilidade do(s) autor(es) e deve ser devidamente autorizado. Caso se faça uso de fontes especiais para vernáculos estrangeiros de grafia distinta ao teclado brasileiro QWERTY/ABNT2 (grego, japonês, chinês, coreano, hebraico, árabe, etc) ou para símbolos, o documento suplementar de apoio à leitura deve ser enviado para que a Editoria proceda o registro no arquivo interno e a anexação em todas as etapas de avaliação e diagramação.

Figura 1 – Exemplo de imagem incorporada ao corpo do texto

Fonte: SHARE (2016).
Adaptado pelo autor.

As páginas não devem ser numeradas. As notas de rodapé só devem ser usadas quando extremamente necessário, para informações complementares ao texto. Elas devem ser inseridas no final da página correspondente, em fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples, sem recuos e sem saltos entre elas, e com alinhamento justificado.

***

FORMATAÇÃO BÁSICA

  • Dimensões do papel em A4 (210 x 297 mm)
  • Margens: superior = 3,0 cm; inferior = 2,0 cm; esquerda = 3,0 cm; direita = 2,0 cm
  • Tamanho máximo do documento: 5.000 KB (5MB)
  • Alinhamento: Justificado (exceto referências, conforme ABNT NBR 6023)
  • Idioma padrão: Português brasileiro (de acordo com o Novo Acordo Ortográfico de 1990)
  • Agradecimentos são opcionais e podem ser mencionados entre as conclusões e as referências.

RESUMO E ABSTRACT

  • Fonte: Times New Roman, tamanho 11
  • Espaçamento entre linha: simples, sem recuo
  • Número de palavras: mínimo de 100 e máximo de 200 (limite de 1.300 caracteres)
  • Conteúdo preferencial do resumo: definição clara do conceito ou do fenômeno trabalhado, justificativa, procedimentos utilizados: metodologia, contextualização teórica, principais obras e/ou autores, etc; principais debates em torno do objeto de estudo, resultados alcançados e/ou conclusões encontradas
  • O texto em inglês do abstract deve ser revisado
  • Incluir até cinco palavras-chaves, preferencialmente de acordo com o Tesauro Brasileiro de Ciência da Informação (IBICT), resguardado o uso de termos específicos de cada área caso não sejam contemplados pelo tesauro. Após o abstract devem constar as keywords correspondentes.

TEXTO DO TRABALHO

  • Fonte: Times New Roman, tamanho 12
  • Espaçamento do corpo do texto: 1,5 cm entre linhas, sem espaçamento antes ou depois entre parágrafos, com recuo padrão de 1,25 cm no início de cada parágrafo
  • O título do trabalho deve ser apresentado já na primeira linha do documento, centralizado, em maiúsculas e negrito, seguido de uma linha em branco e da sua tradução em inglês na mesma formatação
  • Caso se numere as seções conforme à ABNT NBR 6024, não aplicar a regra para a introdução, nem para as conclusões/considerações finais e tampouco para as referências bibliográficas
  • Corpo das citações diretas curtas: até 3 linhas, entre aspas duplas
  • Corpo das citações diretas longas: mais de 3 linhas, recuo de 4,0 cm, tamanho 11, espaçamento simples entre linhas
  • Palavras estrangeiras: usar itálico sem aspas
  • Títulos de obras: usar itálico sem aspas
  • Capítulos ou partes de obras: usar aspas duplas
  • Números ordinais até nove: escrever preferencialmente por extenso
  • Números ordinais de 10 em diante: escrever preferencialmente o algarismo, caso se volte a análises quantitativas presentes no próprio texto 
  • Abreviaturas/siglas: quando da primeira vez, a expressão deve vir por extenso seguida da abreviatura/sigla entre parênteses. A partir de então, só a abreviatura/sigla se torna necessária.
 
Em caso de dúvidas ou outras definições não listadas acima, consultar e obedecer às normas da ABNT.

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