O papel do mediador na formação literária dos participantes de clubes de leitura

  • Júnia Cristina Vaz Vieira Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) http://orcid.org/0000-0002-7835-2562
  • Ana Maria Bueno Accorsi Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)

Resumo

Neste artigo serão abordados aspectos relacionados aos clubes de leitura, tais como a figura do mediador, seu papel e suas competências; a importância do acolhimento, do ouvir e da troca de impressões de leitura nos encontros e se esses elementos influenciam a formação literária dos participantes. No que se refere a metodologia, foi aplicado um questionário junto aos frequentadores de dois clubes de leitura realizados na Zona Sul de Porto Alegre. A pesquisa foi de caráter qualitativo, amparada nos depoimentos dos entrevistados e numa ampla revisão bibliográfica de livros sobre os temas tratados. O resultado final da pesquisa realizada comprova a importância da figura do mediador de leitura na formação literária dos participantes destas reuniões literárias.

Biografia do Autor

Júnia Cristina Vaz Vieira, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Licenciada em Letras Inglês e Português pela PUC RS

Especialista em Teoria e Prática na Formação do Leitor pela UERGS

Referências

BAJOUR, Cecília. Ouvir nas entrelinhas: o valor da escuta nas práticas de leitura. São Paulo: Pulo do Gato, 2012.

BARTHES, Roland. A aventura semiológica. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014.

FAILLA, Zoara. (org.). Retratos da leitura no Brasil. 3. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo: Instituto Pró-Livro, 2012.

GOLDIN, Daniel. Os dias e os livros: divagações sobre a hospitalidade da leitura. São Paulo: Pulo do Gato, 2012.

HOUAISS. Dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva. Versão 2.0a [CD-ROM]. 2007.

INSTITUTO PRÓ-LIVRO. Retratos da leitura no Brasil. Disponível em: http://prolivro.org.br/home/index.php/atuacao/25-projetos/pesquisas/3900-pesquisa-retratos-da-leitura-no-brasil-48. Acesso em: 01 fev. 2015.

MANGUEL, Alberto. A cidade das palavras: as histórias que contamos para saber quem somos. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

MARIA, Luiza de. O clube do livro – ser leitor – que diferença faz? São Paulo: Globo, 2009.

O CITADOR. Máximo Gorki. Disponível em: http://www.citador.pt/frases/a-tarefa-da-literatura-e-ajudar-o-homem-a-compree-aleksei-maksimovitch-pechkov-6938. Acesso em: 17 fev. 2015.

PETIT, Michèle. Leituras: do espaço íntimo ao espaço público. São Paulo: Editora 34, 2014.

SANTOS, Fabiano dos. et al. (org.). Mediação de leitura: discussões e alternativas para a formação de leitores. São Paulo: Global, 2009.

Publicado
2018-07-02
Como Citar
VIEIRA, J. C. V.; ACCORSI, A. M. B. O papel do mediador na formação literária dos participantes de clubes de leitura. Letras & Ideias, v. 2, n. 1, p. 81-96, 2 jul. 2018.
Seção
Artigos