Ciranda, Cabocolinho e a interdisciplinidade literária

  • Manuela Xavier Ribeiro de Souza Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Resumo

O presente artigo visa mostrar um leque de possibilidades de trabalhar com a Ciranda e Cabocolinho em sala de aula, já que ela faz parte da Literatura Popular Brasileira, e trazer, assim, uma gama de conhecimentos em suas letras e representações. A Ciranda é um gênero oral e é difundido nas regiões litorâneas e da Zona da Mata do Estado do Pernambuco e da Paraíba. As letras das canções trazem referências a religião, negritude, amor, além dos temas referentes ao mar, à natureza e ao cotidiano dos “brincantes”. Hoje, há a necessidade de uma escola completa, esférica e que forme o ser para se tornar cidadão em sua completude. Sendo assim, nada deveria ser deixado de lado nas aulas, muito menos o que vem de fora para dentro da escola, como é o caso da Ciranda, que poder ser utilizada como forma de conscientização da formação da cultura do povo das regiões citadas.

Referências

CANDIDO, Antonio. Direitos Humanos e literatura. São Paulo: Brasiliense, 1989.

DE ITAMARACÁ, Lia. A Rainha da ciranda. [S.l.]: Tapecar, 1977.

GNERRE, Maurizzio. Linguagem, discurso e poder. São Paulo; Martins Fontes, 1985.

GONSALVES, Elisa Pereira. Educação e curva pedagógica. Campinas, SP: Alínea, 2014.

HALL, Stuart. A Identidade cultural na pós-modernidade. 12. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2015.

IPHAN. Caboclinho. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/1600. Acesso em: 22 mar. 2018.

RABELLO, Evandro. Ciranda. In: SOUTO MAIOR, Mário; VALENTE, Waldemar. (org.). Antologia Pernambucana de folclore 1. Recife: Fundaj, Ed. Massangana, 1988. p. 55-61.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 6. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 1997.

Publicado
2018-12-28
Como Citar
Souza, M. X. R. de. (2018). Ciranda, Cabocolinho e a interdisciplinidade literária. Letras & Ideias, 2(2), 224-233. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/letraseideias/article/view/45077
Seção
Artigos