O que diz o silêncio
discurso e ausência da voz feminina em O assassino cego, de Margaret Atwood
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2595-7295.2019v3n1.47709Resumo
Este artigo tem como objeto de estudo o romance O assassino cego, da autora canadense Margaret Atwood, com enfoque na representação de relações de gênero e dominação através do silêncio feminino em resposta à presença da voz masculina no texto. Será analisada a relação da protagonista Iris Chase e de seu marido, Richard, em específico no capítulo “Postcards from Europe”, que retrata sua lua-de-mel emocionalmente conturbada. Ao invés de diálogos entre o casal, a autora nos apresenta engajamentos quase unilaterais, uma vez que a voz de Iris frequentemente é suprimida pela de Richard, surgindo fracamente sempre que encontra a dele, em oposição ao discurso que emprega nas suas interações com outras personagens, em especial personagens femininas. Com base nas análises de discurso de Foucault (1996) e Johnstone (2008) e nos estudos feministas de Beauvoir (2009), investigaremos de que modo essas escolhas narrativas acentuam a relação desigual entre ambos os personagens, ilustrando o desequilíbrio de poder entre gêneros observável no contexto das relações tradicionais.
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Referências
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