A personagem e a solidão em Machamba, de Gisele Mirabai

Resumo

Este artigo analisa a personagem principal do romance Machamba, de Gisele Mirabai, marcada por um profundo sentimento de solidão. Ao longo da narrativa, a personagem percorre diferentes espaços, sem apegar-se a pessoas, sem se deixar envolver por sentimentos, de modo a impedir em seu cotidiano qualquer vínculo, seja sentimental, seja material. A análise fundamenta-se em Reis (2018) e Candido (2014), dentre outros. Como componente temático, comenta-se a solidão, que constitui um dos motivos mais recorrentes na literatura contemporânea.

Palavras-chave: Solidão. Romance brasileiro contemporâneo. Gisele Mirabai. Machamba.

Biografia do Autor

Ana Claudia Jacinto de Mauro, Universidade Presbiteriana Mackenzie
Mestre em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Graduada em letras Licenciatura (português/inglês) pela mesma instituição. Possui bacharelado em editoração.
Helena Bonito Couto Pereira, Universidade Presbiteriana Mackenzie
Doutora e Mestra em Letras (Língua e Literatura Francesa) pela Universidade de São Paulo. Fez estágio pós-doutoral na Universidade da Califórnia em Riverside (2006) e na Università degli Studi di Perugia (Umbria, Itália).
Publicado
2019-07-25
Como Citar
MAURO, A. C. J. DE; PEREIRA, H. B. C. A personagem e a solidão em Machamba, de Gisele Mirabai. Letras & Ideias, v. 3, n. 1, p. 41-50, 25 jul. 2019.
Seção
Dossiê: Tendências contemporâneas de autoria feminina